A Justiça Eleitoral do Tocantins está com inscrições abertas para quem deseja trabalhar como mesário voluntário nas eleições municipais deste ano. De acordo com o TRE/TO, o mesário é responsável por colher e conferir as assinaturas no caderno de votação, liberar a urna eletrônica para que as pessoas votem e garantir a tranquilidade dos eleitores no local de votação.
Nas últimas Eleições Gerais de 2022, a Justiça Eleitoral do Tocantins precisou da participação de mais de 15 mil cidadãos como mesários, para garantir a eficiência desse grande evento democrático.
Como faço pra ser mesário?
Para ser mesário no Tocantins, é preciso ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Os passos seguintes incluem o download do aplicativo e-Título ou o acesso ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar a inscrição.
Após se inscrever para atuar como mesária ou mesário, o cidadão passa a fazer parte de uma lista. Assim, quando houver necessidade, quem se candidatar será convocado pela respectiva zona eleitoral.
Benefícios de ser mesário
Ser mesário é uma forma de participar ativamente do processo eleitoral e fortalecer a sociedade como um todo. Além de contribuir para a democracia do país, a atividade pode trazer benefícios pessoais e profissionais. Confira:
- Dois dias de folga para cada dia trabalhado, incluindo os dias de treinamento.
- Vantagens em concursos públicos, como isenção de taxas.
- Possibilidade de validar horas complementares na faculdade.
- Vantagem para desempate em concursos públicos.
- Auxílio alimentação para ajudar nos custos durante o trabalho como mesário.
Objetivos estratégicos
- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão.
- Aprimorar mecanismos de transparência pública.
- Fomentar a educação política da sociedade.
Com Informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins
Foto: Divulgação/TRE-TO