Mais de 200 casos de fraudes contra consumidores entre 2023 e 2024; informa o Procon

O órgão de defesa do consumidor orienta sobre como se proteger. Confira.

De olho na quantidade de fraudes e golpes que têm causado grandes prejuízos aos consumidores, com aumento significativo nos últimos meses, o Procon Tocantins disponibilizou orientações valiosas.

O órgão destaca que denúncias realizadas por golpes e fraudes já ultrapassam 200 casos de 2023 e 2024, evidenciando a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores.

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, destaca a importância de desconfiar de promoções extraordinárias, links desconhecidos, ligações de instituições financeiras e ofertas de brindes.

“Com o aumento das denúncias de golpes e fraudes no Procon Tocantins, que já ultrapassam 200 casos, é crucial que os consumidores estejam cada vez mais atentos e informados. Desconfiar de ofertas milagrosas e sempre verificar a procedência das informações são passos essenciais para evitar cair nessas armadilhas.”

 

Entendendo fraudes e golpes

Fraudes envolvem o acesso não autorizado a informações pessoais, como números de cartões de crédito ou contas bancárias. Isso pode ocorrer através de sites de compras falsos e boletos falsos, entre outros.

Golpes tentam manipular os consumidores para que forneçam, voluntariamente, suas informações pessoais. Isso é feito através de ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras ou por meio de informações falsas, utilizando manipulação psicológica.

 

Dicas do Procon Tocantins

Ligações e mensagens de instituições financeiras

    • Ao receber uma ligação ou mensagem, entre em contato com o banco por canais oficiais para verificar a veracidade.
    • Desconfie de mensagens solicitando transações bancárias. Se a mensagem parecer vir de um familiar ou conhecido, ligue diretamente para confirmar.

Pagamentos

    • Evite pagar via Pix, boleto bancário ou transferência, pois é mais difícil recuperar o dinheiro em caso de golpe.
    • Se necessário, faça pagamentos pelo CNPJ da empresa e confirme os dados do beneficiário antes de concluir a transação.
    • Pague, preferencialmente, via cartão de crédito, pois, nessa modalidade de pagamento, caso o consumidor caia em um golpe, ele pode desfazer a aquisição e solicitar o estorno no cartão, recebendo seu dinheiro de volta.

Compras pela internet

    • Verifique a confiabilidade da empresa, incluindo razão social, endereço, canal de contato e CNPJ.
    • Confira se a empresa possui site e redes sociais oficiais e observe o conteúdo postado.
    • Certifique-se de que o site tem uma conexão segura (cadeado na barra de endereço).

Uso de cartão de crédito

    • Confira o valor no visor, antes de inserir a senha, e verifique o número de parcelas.
    • Evite passar o cartão em maquininhas com o visor danificado.
    • Peça sempre o recibo do cartão e a nota fiscal da compra.

 

Atenção 

De acordo com o Procon, é importante que o consumidor redobre a atenção ao efetuar algum tipo de pagamento e também orienta, principalmente, a não passar informações pessoais em ligações e mensagens.

 

Denuncie

Em caso de denúncia, entre em contato por meio do Disque 151 ou por meio do Whats Denúncia (63) 99216-6840.

Com Informações do Procon Tocantins

Foto: Divulgação 

 

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