Admirada por quem passa por suas redondezas e até questionada por muitos a respeito das suas potencialidades turísticas, a Serra do Carmo em Palmas e todos os seus potenciais para o ecoturismo foram catalogados por meio de um projeto acadêmico de mestrado. Grande parte das maravilhas, antes “escondidas”, já pode ser incluída em rotas turísticas de quem é amante da natureza e seus atrativos.
Os turistas contam com um site completo, que reúne textos, fotos e recursos tecnológicos como a Imersão Virtual 360°. Clicando aqui http://www.serradocarmoecotur.com.br, o usuário encontra informações sobre mirantes, cachoeiras, opções para prática de esportes, pesqueiros e trilhas.
Segundo o autor do projeto acadêmico Vanderlan Coelho Maciel, a ideia surgiu por acaso. “Ouvi turistas de fora do estado que, ao passarem por Palmas com destino ao Jalapão, e tendo que ficar na cidade enquanto aguardavam para seguir viagem ou retornar a seus lares, questionaram o que teriam para fazer em Palmas na área do turismo”, disse o acadêmico. A partir desse questionamento, ainda na pandemia, ele iniciou a jornada.
O mestrado profissional da UFT, realizado por Vanderlan e orientado pelos professores Gláucia Eliza e Gilson Porto, tem como objetivo a entrega de produtos tecnológicos e inovadores, que possam agregar benefícios para a sociedade. “Vou continuar com o trabalho de inserção de novos potenciais turísticos e fazer todo o mapeamento 360 graus e também o georreferenciamento das trilhas” disse Vanderlan.
O projeto integra-se às atividades de Maciel no Programa de Mestrado. O acadêmico é graduado em Ciências da Computação pela PUC-Goiás e possui pós-graduação lato sensu em Gestão de Tecnologia da Informação.
Além do site, a Serra do Carmo e todas as suas maravilhas podem ser conferidas no perfil do Instagram http://instagram.com/serradocarmoecotur.
Fotos: Vanderlan Maciel