O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) usou o Instagram, recentemente, para chamar atenção para o Maio Amarelo, campanha de sensibilização para prevenir acidentes. “Os números não mentem: mais do que estatísticas, são histórias interrompidas que poderiam ser evitadas. Por isso, cada um de nós tem um papel fundamental no trânsito”, destacou.
“Use o cinto, respeite os limites de velocidade e, acima de tudo, dirija com atenção e cuidado. Vamos juntos fazer desse mês um marco na luta por um trânsito mais seguro”, ressaltou o parlamentar.
Números
Em 2023, conforme os dados mais recentes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ocorreram 959 acidentes de trânsito, no Tocantins, nos três primeiros meses do ano. Os agravos foram responsáveis pela morte de 101 pessoas. Do total de vítimas de acidentes, 715 homens e 244 mulheres. Sobre os óbitos, 41 são motociclistas, 33 outros, 12 pedestres, dez ocupantes de automóveis e cinco ciclistas.
Mobilização
O movimento Maio Amarelo é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.
Com Informações da Assessoria de Imprensa e do Governo do Tocantins
Fotos: Isís Oliveira/Aleto/Divulgação