Em evolução no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem, neste domingo, um teste duro pela frente. Na Arena Barueri, enfrenta o Athletico-PR, líder da competição nacional depois de cinco rodadas. O duelo é válido pela sexta rodada do torneio e a bola rola às 16 horas no estádio em Barueri, que recebe mais um duelo do time de Abel Ferreira, porque o Allianz Parque foi palco da apresentação do cantor britânico Louis Tomlinson e não houve tempo hábil para a desmontagem da estrutura.
O jogo também marca o reencontro do técnico Cuca com o Palmeiras. No comando do time paranaense, o treinador vive situação semelhante à que passou no clube paulista em 2016. Sob seu comando, o time alviverde voltou a ser campeão brasileiro depois de 22 anos. À frente da equipe do Paraná, tenta, agora, acabar com um jejum de 23 anos sem conquistar o troféu do torneio mais importante do país.
O Palmeiras tem oito pontos no Brasileirão, fruto de duas vitórias e dois empates, e quer deslanchar no campeonato em que busca o terceiro título consecutivo e o 13º no geral.
Abel quer que o seu time seja tenha no Brasileirão o mesmo desempenho ofensivo que tem tido na Libertadores. Quinta-feira passada, foi ao Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, e massacrou o Liverpool por 5 a 0, mas, no torneio nacional, a equipe marcou apenas três gols em cinco partidas.
“Futebol é como Formula 1, cada jogo é como uma pista diferente, não somos o melhor ataque, mas somos uma das melhores defesas”, constatou. “Parabéns para quem está com ataques melhores, mas é um aspecto que vamos melhorar e sempre treinaremos a finalização para ter calma quando as oportunidades surgirem. Uma equipe de futebol está em constante melhora”.
O Athletico-PR lidera o torneio, com dez pontos. Seu desafio é vencer a primeira partida fora de sua casa, a Ligga Arena, onde conquistou todas as suas três vitórias. Na condição de visitante, perdeu do Grêmio em Porto Alegre e empatou com o Juventude em Caxias.
O desgastante calendário deve fazer com que Abel Ferreira rode o elenco e mude algumas – não muitas – peças, como tem feito. Certo é que o zagueiro Murilo, suspenso depois de levar o terceiro cartão amarelo contra o Cuiabá, é desfalque. Luan deve ser o seu substituto e formar a dupla de zaga com Gustavo Gómez.
No meio de campo, o volante Aníbal Moreno não terminou a partida com o Liverpool, do Uruguai, por causa de um problema no olho, após uma dividida pelo alto, mas treinou normalmente nos dois dias que antecederam a partida e a tendência é que esteja à disposição.
Ficha técnica
Palmeiras x Athletico-PR
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael e Raphael Veiga (Lázaro); Estêvão, Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Athletico-PR – Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha, Marcão (Gamarra) e Esquivel; Fernandinho, Erick e Zapelli; Cuello, Julimar e Pablo. Técnico: Cuca.
Árbitro – Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Horário – 16 horas
Local – Arena Barueri, em Barueri, SP
Fonte: Notícias ao Minuto