Reino Unido destina 3,5 bilhões de euros por ano à Ucrânia “durante o tempo que for necessário”

É a maior contribuição financeira do Reino Unido desde o início da invasão russa em 2022. De visita a Kiev, David Cameron sublinhou que Ucrânia tem direito a usar as armas fornecidas por Londres para atacar alvos em solo russo.

O Reino Unido anunciou que vai entregar à Ucrânia três bilhões de libras (cerca de 3,5 bilhões de euros) por ano durante “o tempo que for necessário”. O anúncio foi feito na quinta-feira pelo chefe da diplomacia britânica, David Cameron, em Kiev, onde se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

“Vamos dar três bilhões de libras todos os anos, enquanto for necessário. O pacote de ajuda é o maior do Reino Unido até a data“, disse Cameron, citado pelas agências internacionais.

“Alguns desses [equipamentos] estão chegando à Ucrânia hoje, enquanto estou aqui”, acrescentou.

Na segunda visita a Kiev desde que se tornou ministro dos Negócios Estrangeiros, Cameron afirmou que a Ucrânia tem o direito de utilizar as armas fornecidas por Londres para atacar alvos no interior da Rússia e que cabe a Kiev decidir se o fará.

“A Ucrânia tem esse direito. Como a Rússia está atacando dentro da Ucrânia, compreende-se perfeitamente que a Ucrânia sinta a necessidade de se defender”, declarou.

Cameron aplaudiu ainda a aprovação de um pacote de ajuda de 61 bilhões de dólares (perto de 57 bilhões de euros), há muito adiado, pelo Congresso dos Estados Unidos.

É absolutamente crucial, não apenas em termos das armas que trará, mas também do impulso moral que trará às pessoas aqui na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu o apoio britânico e pediu que o material de guerra chegue “tão cedo quanto possível“.

Fonte: euronews.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News