Nesta semana, o senador tocantinense Eduardo Gomes (PL/TO) participou, na Casa da América, em Madrid, Espanha, do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), onde teve como pauta a discussão de temas importantes como Transformações: Revolução Digital e Democracia. O parlamentar é presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) e, no Senado, é relator da Comissão Temporária Interna Sobre Inteligência Artificial no Brasil.
“Nossa expectativa é de que tudo esteja votado na Câmara dos Deputados e no Senado e sancionado até a reunião do G20, que acontece no Brasil em novembro”, destacou o senador.
O evento reuniu atores internacionais para troca de experiências, diálogos sobre alternativas e soluções que visem analisar as transformações e convertê-las em instrumentos de integração, além de especialistas nos temas da revolução digital, autoridades governamentais, membros de organizações não-governamentais, professores, políticos e operadores da justiça, debatendo um tema de interesse universal, a Inteligência Artificial.
Na ocasião, Gomes participou do painel: Inovações Regulatórias no Mundo mais Digital, composto também pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, pelo ministro Ricardo Villas Boas Cueva, além de Garcia Del Blanco – membro do Parlamento Europeu – e do deputado federal Orlando Silva, com mediação de Dora Kaufman.
O senador Eduardo Gomes falou da experiência brasileira, que tem criado legislação específica sobre Inteligência Artificial, buscando proteger o cidadão, sem tolher o avanço da tecnologia. “Depois de oitocentos dias de trabalho, apresentamos um pré-relatório, abrindo espaço para as últimas contribuições para que possamos finalizar o relatório definitivo”, concluiu o parlamentar.
Com Informações da Assessoria
Foto: Ascom/Divulgação
Assista ao vídeo