Um homem de 72 anos de idade, investigado por estuprar três crianças, foi preso pela Polícia Civil durante ação realizada por policiais civis da 4ª Delegacia de Atendimento a Mulher e Vulneráveis (DEAMV) de Colinas. A ação aconteceu na tarde dessa terça-feira, 30 de abril, e contou com o apoio de agentes da 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil.
Comandada pela delegada Olodes Nobre, a prisão do suspeito ocorreu em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedida pelo Juiz da Vara Criminal de Colinas.
De acordo com a delegada, as investigações da Polícia Civil apontam que o indivíduo abusou sexualmente, por cerca de dois anos, de uma menina, atualmente com 10 anos. Nesse caso, o homem era companheiro da avó materna da criança. A vítima estava morando com a sua avó, devido ao fato de a sua mãe não ter condições de cuidar da criança por ser usuária de drogas; por isso, a avó teve que assumir a responsabilidade de cuidados.
“Vale ressaltar ainda que o homem já possui outro mandado de prisão preventiva pelo mesmo crime, praticado contra duas crianças, sendo uma de 11 anos de idade e outra de 12 anos. No entanto, tal situação ocorreu em 2004, na cidade de Paraíso do Tocantins e, após ter sido descoberto, o homem fugiu para Colinas, onde residia há cerca de 20 anos e trabalhava como vendedor de bananas”, ressalta.
Abusos em Colinas
As investigações da Polícia Civil revelaram que, com base nos relatos da avó, que trabalha o dia todo como doméstica, o autor ficava em casa e a criança ia para a escola no período da manhã, chegava por volta das 11 horas, almoçava e às 14 horas ia para outra escola. Nesse ínterim de uma escola e outra, a criança sofria os abusos.
Logo após tomar ciência dos abusos, a avó da criança denunciou o caso à Polícia Civil, que, de imediato, dada a gravidade dos fatos, iniciou as investigações, que comprovaram os abusos. Em seguida, a delegada representou, junto ao Poder Judiciário, pela prisão do homem, a qual foi deferida e cumprida nessa terça-feira.
Após ser capturado, o homem foi recolhido à Unidade Penal de Colinas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
Para a delegada Olodes Nobre, a célere intervenção da Polícia Civil pôs fim a um ciclo de abusos a que a criança estava sendo submetida, retirando de circulação um homem que, além do crime em Colinas, também responde por mais dois estupros em Paraíso do Tocantins.
“A prisão desse indivíduo é de grande significado, pois ele é investigado por crimes gravíssimos perpetrados contra três crianças em duas cidades e que deixaram sequelas físicas e psicológicas nas vítimas. Desse modo, a Polícia Civil do Tocantins mais uma vez cumpre sua missão institucional de investigar, identificar e prender aqueles que praticam condutas delituosas”, frisou.
Com Informações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins
Foto: DICOM SSP/TO