Em cumprimento à Operação Protetor dos Biomas, a Polícia Militar prendeu um homem, de 44 anos, suspeito por prática de garimpo ilegal, sendo crime ambiental, no município de Conceição do Tocantins.
Segundo a PM, a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recebeu informações sobre um assalto, o qual foi subtraído 200 gramas de ouro em uma propriedade rural. “Com as informações, os policiais se deslocaram à referida propriedade rural onde localizaram uma área degradada utilizada para extração de ouro”. Na ocasião, conforme a corporação, encontrou-se no local um homem, que informou não possuir o licenciamento para atividade de extração de minérios.
Durante vistoria, os policiais militares ambientais identificaram, por meio de carta imagem georreferenciada, que o local é uma área de preservação permanente e área de vegetação remanescente suprimidas, totalizando 3,5328 hectares.
No local havia uma escavadeira hidráulica e dois motores utilizados para dragagem, que foram apreendidas e depositadas no pátio da garagem da Prefeitura da cidade de Conceição do Tocantins.
O indivíduo foi conduzido ao distrito policial de Arraias, onde foi apresentado ao delegado de plantão, sendo ouvido e autuado por crime ambiental, em seguida foi liberado ficando à disposição da justiça juntamente com todos os equipamentos apreendidos.
Além da autuação criminal também foram realizados procedimentos administrativos, no valor total correspondente a R$513 mil em multa, bem como realizado o embargo das atividades e da área degradada.
Operação Protetor dos Biomas
A Operação Protetor dos Biomas é uma operação integrada permanente de combate ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais. É de iniciativa do Sistema Único de Segurança Pública e é constituída por três eixos de atuação: combate às queimadas e incêndios florestais, combate ao desmatamento ilegal e proteção de terras indígenas.
Com Informações da Polícia Militar
Foto: Ascom/PM/Divulgação