A três meses do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a França observa um número recorde de casos importados de dengue, com quase 1.700 registrados desde o início do ano. Diante do recente crescimento, autoridades de saúde do país fizeram um alerta ao público e pediram que a população fique atenta.
“Desde 1º de janeiro de 2024, 1.679 casos de dengue foram importados para a França metropolitana, contra 131 no mesmo período de 2023”, disse o diretor geral da Saúde, Grégory Emery, em entrevista coletiva.
Segundo as autoridades, a situação se deve ao fluxo de pessoas para regiões como as Antilhas Francesas, onde o vírus, transmitido por mosquitos do gênero aedes, circula de forma contínua.
“É um reflexo do que está acontecendo nas Antilhas e, mais amplamente, na América Latina e no Caribe, onde a dengue circula desde o início do ano em níveis sem precedentes”, disse a diretora da agência nacional de saúde pública francesa, Caroline Semaille.
As autoridades de saúde fizeram um apelo para que as pessoas se mantenham vigilantes e adotem bons hábitos para limitar a proliferação do mosquito tigre, como eliminar água parada e evitar picadas. A América Latina e o Caribe registraram 3,5 milhões de casos até agora este ano e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que a região passará por sua pior temporada de dengue.
Fonte: GE e globo.com