O mês de maio promete ser de chuvas acima das médias históricas, pelo menos para grande parte da Região Norte do Brasil, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que avalia o impacto da chuva para a safra de grãos.
O Instituto prevê que a região do Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e concentra boa parte do agronegócio brasileiro, está apresentando níveis satisfatórios de umidade do solo nos últimos meses, favorecendo o plantio.
“Para maio/2024, a previsão de chuva próxima e acima da média na região poderá beneficiar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento e colheita”, diz o instituto, acrescentado que, a partir de maio, há uma redução da chuva no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.
“Assim, algumas áreas do norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem sofrer redução dos níveis de umidade do solo”, finalizam os meteorologistas.
Com Informações do Inmet
Foto: Inmet e Divulgação