Guimarães apresenta PL que visa permitir que os avós se afastem do trabalho por nascimento de neto

Segundo o parlamentar, a proposta de conceder afastamento aos avós por ocasião do nascimento de netos está em plena consonância com os princípios estabelecidos na Constituição Federal.

O deputado federal tocantinense Alexandre Guimarães (MDB/TO) apresentou, na última sexta, 12 de abril, o Projeto de Lei 1228/2024, que visa permitir que os avós se afastem do trabalho por quinze dias por ocasião de
nascimento de neto. Segundo o parlamentar, a proposta de afastamento para avós no nascimento de netos
reflete uma apreciação profunda pelo seu papel fundamental nas famílias. “Ao oferecer esse afastamento, reconhece-se não apenas o valor dos cuidados e suporte emocional que os avós proporcionam, mas também se promove um modelo de solidariedade intergeracional que é voluntário e equitativo”, justificou Alexandre Guimarães.

O parlamentar ainda afirmou que a medida permite uma participação ativa dos avós sem pressioná-los a assumir responsabilidades além de suas capacidades ou desejos, reconhecendo e respeitando a diversidade de situações familiares. “Assegura que a contribuição valiosa dos avós seja celebrada e incentivada de maneira justa, sem que se torne uma expectativa obrigatória, alinhando-se com os princípios de equidade e reconhecimento do papel vital que desempenham no suporte à família expandida”, concluiu.

Com Informações da Assessoria da Imprensa 
Foto: Ascom/Divulgação 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News