Vídeo: Gurupi investe em formação para profissionais da educação com foco nas habilidades socioemocionais

Um dos palestrantes do evento, o empreendedor social Ricardo Ribeirinha, destacou a importância de fortalecer as emoções tanto dos professores quanto dos alunos, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular.

A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), iniciou, nesta semana, mais uma Formação Continuada para os profissionais da educação da rede municipal, com o tema A Importância das Habilidades Socioemocionais, ministrada pelo programa Emoções em Ação, da Empresa Recriar Vida, sediada no Tocantins e que desenvolve diversas ações em todo o país.

A capacitação abrange os professores e equipes diretivas de todas as unidades escolares; o primeiro módulo segue até esta quinta-feira, 11 de abril, no Centro Cultural Mauro Cunha.

Esta formação é o início de cinco módulos que serão ministrados na Educação Municipal pela Recriar Vida. Os trabalhos envolvem os profissionais da educação e os alunos, com uma variedade de atividades, que inclui palestras, workshop, dinâmicas, oficinas, recursos pedagógicos, grupos de trabalho específicos para cada profissional da escola e suporte de especialistas, que percorrerão as escolas do município, oferecendo orientações sobre o fortalecimento emocional.

Prefeitura

A prefeita Josi Nunes participou da abertura e expressou sua satisfação com a iniciativa, enfatizando o compromisso da sua gestão com o bem-estar das pessoas. “Cuidar e acolher são palavras-chave para nós. Estrutura é importante, mas o bem-estar das pessoas é muito mais. Estamos trazendo pessoas que têm conhecimento nessa área, não apenas para cumprir uma função, mas para transformar a vida das pessoas”, ressaltou a prefeita.

 

O secretário municipal de Educação, João Paulo Lima, também destacou a importância do cuidado emocional com os profissionais da educação e os alunos, salientando como isso contribui para um ambiente escolar saudável e para o desenvolvimento educacional de qualidade. “Lidar com as questões socioemocionais dos nossos educadores e alunos é fundamental para promover um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor. Nossa abordagem educacional não se limita apenas à transmissão de conhecimento, mas também busca desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para o bem-estar integral dos alunos e profissionais”, disse.

Recriar

Um dos palestrantes do evento, o empreendedor social Ricardo Ribeirinha, ressaltou que o fortalecimento de uma sociedade está intrinsecamente ligado à felicidade das pessoas. “Não existe uma sociedade forte sem as pessoas estarem felizes. Por isso parabenizo a gestão por essa iniciativa pioneira no Tocantins de trazer para a educação do município esse programa. Isso é investir em pessoas”, afirmou. Ribeirinha destacou ainda a importância de fortalecer as emoções tanto dos professores quanto dos alunos, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular.

“Não existe processo socioeducativo sem cuidar das crianças e também dos professores, onde um grande índice deles se afasta por causa de problemas emocionais. Mas a prefeita Josi decidiu cuidar das pessoas e esse projeto audacioso vai atender mais de oito mil alunos e mais de 800 professores; com isso, vamos chegar em milhares de lares em Gurupi”, acrescentou.

Habilidades emocionais

A professora da Instituição Beneficente Irmã Dulce, Zenilda Miranda, compartilhou sua visão sobre a importância das habilidades socioemocionais para os profissionais da educação e seu impacto no contexto escolar. “Como educadora, vejo com entusiasmo essa iniciativa da prefeitura de Gurupi em investir na capacitação dos profissionais da educação, abordando aspectos tão fundamentais como as habilidades socioemocionais. Nosso papel como educadores vai muito além de transmitir conteúdos curriculares; devemos também cultivar valores e habilidades que promovam o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, comentou.

A professora da Escola Municipal Prof. Valnir de Souza Soares, Milena Cris, também participou do evento e enalteceu a iniciativa. “Foi um momento muito enriquecedor para nós; teve a dinâmica que foi muito legal e as palestras foram conduzidas de forma leve e didática; ajudou-nos muito com informações preciosas para estarmos cada vez melhores em sala de aula”, relatou.

Programação

Na quarta, durante o período da tarde, a programação foi voltada para professores e equipes diretivas. Nesta quinta-feira, 11, alunos das Escolas Municipais Antônio de Almeida Veras e Lenival Correia Ferreira participam de uma palestra sobre o tema, ministrada pelo palestrante Ricardo Ribeirinha, também no Centro Cultural Mauro Cunha.

Cinco módulos que serão ministrados na Educação Municipal

1 – A importância das habilidades socioemocionais:
Professores; alunos; equipe pedagógica e administrativa; oficina; colocando em prática.

2 – Competências e Habilidades socioemocionais na prática:
BNCC; planejamento; oficina; colocando em prática.

3 – Educação inclusiva:
Práticas pedagógicas; profissionais de apoio; família; recursos pedagógicos; oficina; colocando em prática.

4 e 5 – Gestão escolar, avaliação e ferramentas de suporte:
Colaboração entre equipes; estratégias e instrumentos de avaliação; adaptação das propostas pedagógicas; recursos pedagógicos; oficina; colocando em prática.

Com Informações da Prefeitura de Gurupi

Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi/Divulgação

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News