Com ministro, senadora tocantinense solicita apoio ao setor agropecuário do Tocantins

O ministro Waldez considerou uma ótima iniciativa e assumiu o compromisso de colocar sua equipe para fazer todos os estudos necessários e manter contato com a senadora.

Em audiência com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, nesta semana, a senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) apresentou uma série de demandas em apoio ao setor agropecuário do Tocantins.

A primeira demanda foi a sugestão da criação de um programa nacional de armazenagem rural. Segundo a parlamentar, esse programa poderia ser criado com recursos dos fundos constitucionais e dos fundos de desenvolvimento regional, uma vez que o crescimento da armazenagem não tem conseguido acompanhar o aumento da produtividade no setor rural e há carência de recursos para atender, especificamente, investimentos em armazenagem nas propriedades rurais.

Além disso, a Professora Dorinha solicitou ao ministro apoio para a alteração da Resolução nº 5.123/24, do Banco Central, de forma a permitir a renegociação de operações de crédito rural de investimentos, com vencimento em 2024, para os produtores de soja e milho e para a pecuária leiteira. Atualmente, essa resolução atende somente a pecuária de corte.

Prazos

Outro pedido da senadora foi a prorrogação do prazo de adesão aos mecanismos de liquidação e renegociação de dívidas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), estabelecidos no artigo 3º, da Lei nº 14.166, de 2021, que encerra no próximo dia 24.

A senadora solicitou ainda apoio para implementar no Tocantins o programa Rotas da Integração Nacional, para fomentar a produção, principalmente da agricultura familiar, permitindo que esse setor possa aproveitar os demais programas de governo, como o PAA, e comercializar seus produtos para a alimentação escolar e formação de estoques pública para a distribuição de cestas básicas para as famílias carentes. Dorinha citou importantes iniciativas a serem desenvolvidas, como as rotas do cacau, do pescado, do mel e do leite.

O ministro Waldez considerou uma ótima iniciativa e assumiu o compromisso de colocar sua equipe para fazer todos os estudos necessários e manter contato com a senadora.

Com Informações da Assessoria de Imprensa

Fotos: Ascom/Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News