O Ministério Público do Tocantins (MPTO), ciente da necessidade de atuação ativa voltada para a garantia dos direitos de pessoas em situação de rua, promoveu na manhã dessa terça-feira, 9, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, com o objetivo de verificar a realidade dessa população.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de justiça Isabelle Figueiredo, direcionou a reunião e esclareceu: “eu pedi essa primeira reunião para entender como está a situação dessas pessoas, em seguida solicitei à Semus um diagnóstico detalhado desse público, para que, a partir dessa análise, possamos verificar como contribuir nesse atendimento”.
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas encaminhará uma análise com dados da população em situação de rua que é atendida pelo consultório localizado na rua da Semus. A secretaria deverá ainda levantar quantidade de crianças, adolescentes, LGBTQIAPN+ e os pontos de apoio para essa população.
A promotora de justiça Isabelle Figueiredo também acordou com as representantes da Semus que na próxima semana deverá ser feito um novo encontro sobre a temática, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. O intuito é integrar a equipe para que se encontrem soluções rápidas para essa situação.
Participaram da reunião as servidoras da Semus Pâmela Eva Teixeira, diretora de Atenção Primária; Lorena Gonçalves, coordenadora de Ciclos de Vida; Juliana Santos, enfermeira do consultório de rua; Elisa Alves, psicóloga; e Evelin Santos, enfermeira.
Com Informações do MPTO
Foto: Francisca Coelho MPTO