A coleção Ovo de Páscoa de Cloiseau é inspirada nos Jogos Olímpicos, que se realizarão em Paris de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.
A obra demorou trinta e cinco horas para ser realizada e apresenta um enorme ovo central, rodeado por uma pista de corrida com ovos menores.
A escultura pesa 7,6 kg e os chocolates estão disponíveis em lojas e online em Paris.
O preço, 2.500 euros, corresponde ao aumento do custo dos ovos da Páscoa em toda a Europa.
Com o preço do cacau batendo um novo recorde, o custo dos chocolates da Páscoa também aumentou, em média, mais cinco por cento este ano.
Os custos de produção do chocolate, incluindo a energia, a embalagem e as matérias-primas, aumentaram todos no último ano e, como é óbvio, este aumento será repercutido no consumidor.
O preço das matérias-primas também aumentou 130% num ano, principalmente devido às más colheitas. O aumento deverá continuar, com impacto em todos os setores da indústria.
Nicolas Cloiseau, confeiteiro da La Maison du Chocolat, é um dos oito artesãos das casas Colbert que receberam a insígnia de Chevalier de l’ordre des Arts et des Lettres. A Ministra da Cultura e Comunicação da França, Audrey Azoulay, entregou este prestigioso prêmio no dia 17 de fevereiro.
Cloiseau, premiado por seu talento como chocolatier, destacou-se, como os demais laureados, por sua trajetória excepcional e sua inconfundível paixão pelo artesanato, além de desempenhar um papel fundamental nas casas de luxo francesas e manter o artesanato tradicional, atualizado com Inovação e criação do século XXI.
“Estes oito talentosos artesãos ajudam a promover a cultura francesa e servem como modelos que podem inspirar os jovens a seguir os seus passos”, observou Elisabeth Ponsolle des Portes, Presidente e CEO do Comitê Colbert.
Esses prêmios marcam o 10º aniversário da defesa de Colbert para obter reconhecimento pelo artesanato e artesãos de seus membros. Desde 2006, trinta e um artesãos das casas Colbert foram premiados com a insígnia de Chevalier de l’ordre des Arts et des Lettres e dez artesãos receberam o título honorário de Maître d’art, representando quase todos os artesanatos de luxo.
Fonte: Autor: Julio Piatti/Direitos de autor: Julio Piatti, © Julio Piatti
Fonte: euronews.pt