O Ministério da Defesa romeno anunciou nessa sexta-feira, em comunicado, ter iniciado uma investigação sobre possível ataque de um drone russo perto da fronteira com a Ucrânia, informou a agência Europa Press.
As autoridades romenas informaram que “fragmentos que podem ter vindo de um projétil (drone)” foram encontrados na tarde de quinta-feira numa área agrícola, perto da cidade de Braila, nas margens do Danúbio.
Braila fica a 30 quilômetros do porto ucraniano de Reni, no Danúbio, um alvo constante dos ataques russos. Durante o ano passado, vários drones russos caíram em solo romeno nessa região, segundo a agência de notícia alemã DPA.
O último incidente conhecido ocorreu em 14 de dezembro de 2023, quando o Ministério dos Negócios Estrangeiros romeno convocou o embaixador russo, tendo a OTAN admitido que a Rússia não tinha qualquer intenção de atacar a aliança.
O portal de notícias romeno MediaFax informou, citando fontes próprias, que o suposto drone caiu perto de uma quinta, a cerca de dez quilômetros a sudeste de Braila, num terreno entre dois braços do Danúbio. A explosão deixou uma cratera de quatro metros de diâmetro.
Fonte: dn.pt