Após intensa mobilização do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas/TO), ficou acordado em reunião desta terça-feira, 12, com o diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, que os estudos espeleológicos da BR-242, no município de Taguatinga, atualmente elaborados pelo IBAMA, serão finalizados até agosto deste ano. Posteriormente, o processo licitatório será iniciado, com previsão para que as obras comecem no verão de 2025.
A iniciativa visa resolver uma demanda antiga e contribuir com o desenvolvimento da região, uma vez que o estudo é fundamental para mapear as características geológicas e biológicas de cavernas, de maneira que a produção agrícola possa ser escoada com segurança. Com inúmeras cavernas nas proximidades, a conclusão dos estudos espeleológicos torna-se essencial para o planejamento e execução de obras na área.
Avanços
Para manter o trecho trafegável, a equipe técnica do DNIT comprometeu-se a fazer a manutenção do local. “Entendemos que existem questões burocráticas a serem cumpridas e, diante disso, o diretor do DNIT nos garantiu que para maior trafegabilidade da via serão feitas ações de manutenção”, explicou Vicentinho Júnior.
Paranã
Acompanhado pelo prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, o deputado também abordou a importância da conclusão dos 7 km que conectam Paranã ao Distrito do Príncipe, em Natividade. Essa obra é considerada fundamental para o desenvolvimento da cidade. Em resposta às preocupações levantadas, o DNIT afirmou que o trecho em questão já está em processo de licitação, com previsão para início das obras ainda neste verão.
Reunião
O encontro contou com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil. Além do prefeito de Paranã, estiveram presentes: Fabrício Candido, presidente do Sindicato Rural de Taguatinga; Aline Deon, vice-presidente do Sindicato Rural; Cícero, presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, BA; José Dolinha, presidente da Câmara de Vereadores de Taguatinga; os produtores rurais Dino Sani Fontana e Alexandre Pirrcal.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Ascom/Divulgação