No dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, sexta-feira, 8 de março, o deputado federal tocantinense Vicentinho Júnior (PP/TO) disse: “hoje é um dia para celebrar suas conquistas e reconhecer sua importância insubstituível em todas as áreas da vida. Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia!”. No Instagram, o parlamentar ressaltou dois projetos de lei, de sua autoria, em defesa de todas as mulheres do país, especialmente as tocantinenses.
- PL 4941/2020 – Determina a obrigatoriedade de os condomínios residenciais e comerciais, por intermédio de seus administradores, comunicarem aos órgãos de segurança pública ocorrência de violência doméstica;
- PL 5778/2023 – Dispõe sobre a proibição da retirada de medidas protetivas de urgência em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
De 2015 até 2023, foram vítimas de feminicídio no Brasil 10,6 mil mulheres, segundo levantamento divulgado nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os números no Tocantins são preocupantes: 2,4 mortes para cada 100 mil mulheres, de maneira que o estado apresentou um aumento de 28,6%, com 18 mortes em 2023.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ascom/Divulgação