Nikki Haley bate Trump em Washington DC e consegue primeira vitória nas primárias republicanas

Haley é a primeira mulher na história dos EUA a conseguir uma vitória nas primárias republicanas, tendo ficado com os 19 delegados em jogo. Trump tem, porém, liderança folgada na contagem geral – com 247 delegados contra os 43 da ex-governadora da Carolina do Sul – , que deve ser ampliada na próxima terça-feira.

Nikki Haley venceu Donald Trump nas primárias republicanas em Washington DC, ao arrecadar os 19 delegados em jogo, alcançando a sua primeira vitória sobre o ex-presidente na luta pela nomeação republicana para as eleições gerais de 5 de novembro deste ano.

Haley obteve 62,9% dos votos, contra 33,2% de Trump. Encorajada pela vitória, a ex-embaixadora dos EUA na ONU escreveu na rede social X que Trump “só trouxe caos e divisão nos últimos oito anos”.

A ex-governadora da Carolina do Sul torna-se, assim, a primeira mulher na história dos EUA a conseguir uma vitória nas primárias republicanas.

Ainda assim, Trump, que nesta campanha já venceu na Carolina do Sul, estado natal da adversária, tem uma liderança bastante confortável na contagem global, com 247 delegados, bem acima dos 43 de Haley.

A vitória de Haley é encarada em grande parte como “simbólica”, uma vez que a capital norte-americana é uma jurisdição com forte influência dos democratas, havendo apenas 23.000 republicanos registrados na cidade.

Nas 16 eleições da “Super Tuesday” (Super Terça-feira em português) desta semana em 15 estados e um território dos EUA, Trump deve conquistar mais algumas centenas de delegados e consolidar o avanço que apresenta nestas primárias.

É o dia mais importante das primárias, estando em causa 874 delegados republicanos.

Fonte: euronews.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News