Primeira-dama Karynne Sotero, ao lado do governador, demonstra preocupação com os idosos do Tocantins

Em sua fala, a primeira-dama, secretária da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e, agora, madrinha do Fundo Estadual da Pessoa Idosa no Tocantins, assegurou que irá reativar o Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

Demonstrando atenção e preocupação com a pessoa idosa, no início da tarde desta quinta-feira, 29, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO), ao lado da primeira-dama Karynne Sotero, secretária da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, assinou o Projeto de Lei 02/2024, criando o Fundo Estadual da Pessoa Idosa no Tocantins, que nomeia a primeira-dama madrinha desse Fundo e de todos os Conselhos Estaduais.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o governador destacou a grande necessidade que o estado tem de resgatar as políticas públicas de apoio, proteção, segurança e cuidados com a pessoa da terceira idade. “Nós devemos retomar os trabalhos que envolvem políticas de apoio, amparo e proteção à pessoa idosa, porque esta área está totalmente parada até o momento. Precisamos cuidar dessas pessoas, levando até elas o médico, a assistência e o atendimento diferenciado e especializado”, assegurou Wanderlei.

Segundo o chefe do Executivo, a assinatura desse projeto de lei, que cria o Fundo Estadual da Pessoa Idosa no Tocantins, com certeza vai humanizar o relacionamento entre o estado e essa comunidade, que se sente desprotegida e, às vezes, até abandonada: “Porque nós sabemos o quanto é difícil para uma pessoa que chega aos 75, 80 ou 90 anos sem ter um lugar para ficar, sem um endereço, sem ter com quem conversar”, lamentou, acrescentando que deseja que todos os idosos e as crianças de zero a seis anos estejam inseridos no orçamento do estado.

A primeira-dama do estado Karynne Sotero foi muito aplaudida por estar protagonizando as políticas sociais voltadas para a pessoa da terceira idade. Ela que está no comando da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais foi enfática ao garantir que não medirá esforços para assegurar mais dignidade para essa população e afirmou que, em breve, será reaberto, em Palmas, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

“Agradeço de todo o coração todo o conselho, por ter me escolhido como a madrinha dessa importante instituição. Vocês deste conselho terão uma madrinha firme nesta causa. Tenho um apreço muito grande pelos mais de 200 mil idosos que temos no Tocantins, e juntos nós vamos trabalhar para levar até eles políticas públicas que possam ampará-los e dar-lhes o cuidado que eles precisam e merecem”, salientou.

Projeto

O projeto de lei assinado por Wanderlei Barbosa, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, é resultado da articulação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

A criação do Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa amplia o conjunto de programas e ações direcionados a essa parcela importante da população, tornando-se peça fundamental no financiamento de iniciativas voltadas para a promoção da saúde, da assistência social e da inclusão dos idosos no Tocantins.

Foto: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News