Milei sugere que Lula é ditador e Partido de Trabalhadores acusa-o de “molecagem”

Presidente argentino partilhou na rede social X publicações da extrema-direita que associam homólogo brasileiro ao autoritarismo e ao grupo terrorista Hamas. Líder do PT rebateu.

O Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, considerou nesta segunda-feira, 26, “uma molecagem” e “uma total irresponsabilidade” a partilha, por Javier Milei, de publicações no X, ex-Twitter, que insinuam que no Brasil se vive um regime autoritário e que o presidente brasileiro apoia o Hamas, no conflito com Israel, em Gaza.

“Javier Milei fez molecagem nas redes sociais, divulgando mentiras de bolsonaristas sobre Lula”, escreveu a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT e ex-ministra do governo de Dilma Rousseff, também no X.

“Falar em ditadura no Brasil é total irresponsabilidade, mais grave ainda se é reproduzida pelo presidente de país vizinho, amigo e parceiro comercial. Milei devia cuidar primeiro de resolver os graves problemas do povo da Argentina. Foi eleito para isso, mas prefere ofender Lula e perseguir estudantes brasileiros no seu país”, continuou a parlamentar.

Milei havia partilhado publicações de Santiago Abascal, presidente do partido espanhol VOX e membro da rede transnacional de políticos de extrema-direita, que publicou imagens da manifestação a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, domingo, 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, com uma legenda onde se refere ao “autoritarismo de Lula” e à “perseguição à oposição”.

O presidente argentino também partilhou um texto onde se lê que “Lula é pro-Hamas, Bolsonaro é pro-Israel” e outra em que se afirma que Bolsonaro “faz resistência contra a ditadura de Lula”.

Na campanha eleitoral ganha no ano passado, o então candidato Milei chamou Lula de “ladrão”, entre outros adjetivos, mas, depois de eleito, convidou-o para a posse e enviou Diana Mondino, ministra dos Negócios Estrangeiros, a Brasília em missão de pacificação. Lula, porém, recusou-se a ir à posse para a qual Milei já havia convidado Bolsonaro.

Lula apoiava Sergio Massa, derrotado por MIlei, naquelas eleições.O Brasil é o principal cliente de produtos argentinos.

Fonte: dn.pt

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News