Jorge Jesus a quatro triunfos de entrar para o Guinness

Al Hilal soma 24 vitórias seguidas e pode bater recorde mundial dos The New Saints, que em 2016-17 chegaram às 27.

O Al Hilal de Jorge Jesus consolidou hoje a liderança da Liga saudita de futebol, ao impor-se por 2-0 no estádio do Al Ettifaq, somando a 24.ª vitória seguida (14 no campeonato, três na taça e sete na Liga dos Campeões da Ásia), numa série iniciada em 25 de setembro de 2023, quatro dias após o empate a um no reduto do Damac, para a sétima ronda do campeonato.

A equipa saudita está agora a quatro triunfos de ultrapassar o recorde de vitórias seguidas na história do futebol mundial, 27, que foi imposto pelos galeses do The New Saints na época 2016-17. Para já igualou os 24 triunfos do Coritiba (2011) e terá já na quinta feira oportunidade para chegar aos 25 do Ajax (1955). Para isso é preciso vencer o Sepahan para o campeonato e ir atrás das 26 vitórias, também do Ajax (1971-72), e chegar às 27 do emblema galês.

“Vitórias são fruto da qualidade dos jogadores. Tenho um grupo que acreditou muito nas minhas ideias”, defendeu Jorge Jesus após o triunfo de ontem, confessando: “Quem pensa que nos sentimos pressionados por ter de bater o recorde do mundo de vitórias consecutivas está completamente enganado. Sim, temos 24 vitórias seguidas e estamos a quatro de bater esse máximo. Mas isso não nos pressiona porque quem está no Al Hilal tem de jogar sempre para ganhar.”

E cada vitória só importa, segundo o treinador, porque deixa a equipa mais perto de conquistar troféus. “Cada vitória que conseguimos coloca-nos mais perto do objetivo, que é ganhar seja o Campeonato, a Champions ou a Taça. Portanto, bater esse recorde significaria coisas boas para nós, na Liga e na Champions”, avisou o insaciável Jorge Jesus, após o 24.º triunfo seguido.

Futebol ofensivo e vistoso

Os números do Al Hilal impressionam. Mesmo tendo em conta que lidera o plantel mais caro do futebol saudita, superando inclusive as outras equipa de topo, como o Al Ahli, o Al Ittihad e o Al Nassr de Cristiano Ronaldo, que também recebem investimento pesado do fundo governamental do país, o desempenho é impressionante. Em 37 partidas oficiais, a equipa tem 87% de aproveitamento – o maior da carreira de Jesus, que no Flamengo chegou a estar 19 encontros sem perder. Tudo isto sem o contributo da estrela maior que é Neymar, mas com o internacional português Rúben Neves em destaque, assim como Milinkovic-Savic.

O futebol ofensivo e vistoso é um dos méritos do português, que já conquistou três prémios de treinador do mês, algo que ninguém tinha conseguido numa temporada do futebol saudita. Durante a sequência de 24 vitórias, a equipa marcou 71 golos, sofreu seis e teve uma média de quase 70% de posse de bola por partida.

O próximo adversário será o Al Ittihad comandado pelo argentino Marcelo Gallardo. Os dois treinadores vão reeditar assim o duelo da final da Taça Libertadores de 2019, quando o Flamengo venceu o River plate.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News