O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), é parceiro da Defensoria Pública da União (DPU) na Ação Itinerante em Territórios Quilombolas do Sudeste do Tocantins, que ocorre entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março.
A ação tem o objetivo de atender a população quilombola da região de Almas, com ênfase nas comunidades de Baião, Poço D’Antas, Laginha, São Joaquim e Lajeado.
Por meio dessa iniciativa, os moradores das comunidades podem regularizar o seu documento de identidade, emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), serviço ofertado pelas equipes do Instituto de Identificação, entre outros atendimentos.
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destacou que essa ação itinerante facilita o acesso da população aos serviços essenciais do estado, como a própria CIN. “Ficamos felizes em participar dessa ação, em conjunto com outros órgãos públicos, porque promove a cidadania”, pontuou.
O projeto conta com a parceria da Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), da Receita Federal, da Vigilância Sanitária, da prefeitura de Almas, da prefeitura de Dianópolis, da Energisa, da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), da Secretaria de Assistência Social de Dianópolis, da Secretaria de Assistência Social de Porto Alegre do Tocantins e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde.
Programação
27.02: Comunidade Quilombola Laginha – Porto Alegre do Tocantins
Local: Sede da Associação Quilombola Laginha
28.02: Comunidade Quilombola São Joaquim – Porto Alegre do Tocantins
Local: Antiga Escola Municipal São Joaquim
29.02: Comunidade Quilombola Baião – Almas
Local: Sede da Associação Quilombola Baião
01.03: Comunidade Quilombola Poço D’Antas – Almas
Local: Rua 4, Setor Oeste, Cidade de Almas
Com Informações da Ascom da Defensoria Pública do Tocantins
Foto: SSP/Governo do Tocantins