Morre na madrugada deste domingo pr. Francisco Novaes, pioneiro de Palmas

A história de vida do pastor Novaes é, para muitos que professam a fé evangélica, um exemplo. Conheça a trajetória de vida e o ministério de um dos grandes pioneiros de Palmas, que hoje, aos 81 anos, segue viagem rumo à eternidade.

Depois de lutar contra um câncer, Francisco Ribeiro Novaes, pioneiro de Palmas, ministro do evangelho e fundador da Assembleia de Deus Ciadseta Campo de Taquaralto, faleceu na madrugada deste domingo, 25, em Brasília, DF, onde estava internado.

Francisco Novaes foi pastor-presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ciadseta Campo de Taquaralto durante muitos anos. É um dos principais fundadores dessa igreja em Palmas, tendo participado da solenidade de lançamento da pedra fundamental de Palmas, em 20 de maio de 1989, ao lado do então governador José Wilson Siqueira Campos e dos pastores Amarildo Martins da Silva e Sebastião Andrade (in memoriam). Naquela oportunidade, ele deu uma importante mensagem no culto ecumênico, abençoando aquela data histórica e a cidade que, a partir daquele momento, seria construída como a capital definitiva do Tocantins.

Palmas recebe com pesar e muita tristeza a notícia do falecimento de Francisco Ribeiro Novaes.

Ele era Bacharel em Teologia e Terapeuta Naturalista. Baiano de origem, percorreu vários estados brasileiros, até se estabelecer no antigo norte Goiano (hoje estado do Tocantins), onde consolidou uma das mais profícuas carreiras como líder cristão protestante. Era um dos grandes pioneiros na capital Palmas, onde implantou a Igreja Assembleia de Deus do Ministério Ciadseta, tornando-se um dos mais conhecidos e admirados pastores evangélicos do estado. Sua trajetória de vida e ministério é bela e vale a pena conhecer em detalhes.

Sepultamento

Sara Novaes, filha do pastor Francisco Novaes, informou, às 11h37 deste domingo que o sepultamento será nesta segunda-feira, 26, às 11h00, no Cemitério de Taguatinga, cidade satélite de Brasília, DF.

Notas de pesar

 

É com muito pesar que comunicamos a triste notícia do falecimento do pastor Francisco Ribeiro Novaes, ocorrido nesta madrugada do dia 25 de fevereiro de 2024. O Pastor Novaes, como era conhecido, presidiu diversas igrejas da Convenção Ciadseta, onde também ocupou vários cargos relevantes na Mesa Diretora, e através do seu brilhante trabalho na obra de evangelização desbravou muitos campos difíceis, que hoje são grandes igrejas, e gerou muitos filhos ministeriais para a obra do Senhor. Encerrou seu ministério na Assembleia de Deus Ciadseta Campo de Taquaralto, em Palmas, Tocantins, campo que presidiu durante 21 anos. O seu legado jamais será esquecido por todos nós, pelo pastor dedicado amigo e apascentador por excelência que sempre foi.

PR. GENIVAL GOMES
Presidente da Assembleia de Deus Campo de Taquaralto

 

É com profundo pesar que a Ordem dos Ministros do Evangelho de Palmas (OMEP-TO) recebe a triste notícia do falecimento do estimado pastor Francisco Novaes. Ele foi não apenas um líder exemplar, mas também um amigo dedicado, deixando um legado impactante como homem de Deus. Nossas condolências à família e à comunidade, e que o pastor Novaes descanse em paz, recebendo o prêmio eterno na presença do Senhor. O seu legado continuará a inspirar e guiar muitas vidas.

AP. SEBASTIÃO TERTULIANO
Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas

 

Resumo biográfico do pastor Novaes

Nasceu no dia 14 de setembro de 1942, no município de Maracás, distante cerca de 350 km da capital Salvador. É filho do casal de produtores rurais e comerciantes Ramiro Novaes Ribeiro e Eduvirges Ribeiro da Silva.

Aos 11 anos de idade, mudou-se para São Paulo, onde deu sequência aos estudos. A convite de um empreiteiro, ele foi trabalhar em lavouras de café nas encostas geladas do estado do Paraná, por lá permanecendo durante alguns anos. Retornou para São Paulo, experimentando uma vida extremamente difícil, tendo sido até morador de rua.

Ao saber da construção da barragem hidrelétrica em Cachoeira Dourada, sul de Goiás, mudou-se para lá e fixou residência. Nessa cidade, trabalhou em um mercado, onde conheceu uma bela jovem crente, que, anos depois, se tornaria sua fiel companheira.

Essa moça era realmente diferente de todas as que Francisco já havia conhecido, pois, além de beleza e simpatia, mostrava dedicação e era exemplo de vida, coisas que lhe chamavam a atenção. Foi através dela que ele conheceu a mensagem do evangelho, tornando-se um seguidor de Jesus e membro da Igreja Assembleia de Deus, liderada pelo presbítero Osvaldo Duarte – carinhosamente chamado de “irmão Nego”.

Após algum tempo, começaram a namorar. Em 1966, Francisco Ribeiro Novaes casou-se com essa jovem, Maria da Silva Ribeiro. Dessa união, nasceram três filhos – Renebex Mota Novaes, Sara Novaes e Sandra Novaes – e cinco netos.

Atendendo ao chamado divino para o pastoreio, Francisco envolveu-se, imediatamente, com a obra de Deus, dando assim início à sua trajetória ministerial. Nas cidades de Inaciolândia e Gouvelândia, GO, abriu igrejas, deixando ali trabalhos muito prósperos. Em seguida, foi residir em Itumbiara, GO, onde se tornou um fiel cooperador na igreja, ao lado do pastor Neemias José Ignácio. Em 1970, mudou-se para Goiânia, GO, ficando lá por dois anos. Decidiu, então, mudar-se para a cidade de Redenção, no sul do Pará, tornando-se um empresário bem-sucedido.

Um coisa chama a atenção na sua história: a chama do amor pelas almas, que queimava incessantemente no seu coração. Em obediência ao Senhor Jesus Cristo, ele abriu mão de suas atividades comerciais, vindo a envolver-se totalmente com a obra de Deus. Sob a direção divina, mudou-se para Conceição do Araguaia, PA, onde se tornou copastor e líder de jovens na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ciadseta, liderada pelo pastor Jairo Saldanha de Oliveira.

No início de 1979, o pastor Francisco Novaes lançou-se , definitivamente, ao serviço da obra de Deus. Por determinação do então presidente do Ciadseta, pastor Luiz de França Moreira, foi enviado (ainda como Evangelista Autorizado) para assumir as igrejas de Cristalândia e Pium (ainda norte de Goiás), cidades próximas à Ilha do Bananal, a oeste da BR-153 (Belém-Brasília).

Na mesma ocasião, também fundou o trabalho em Lagoa da Confusão e “Rosalândia Velha” – hoje uma vila da cidade de Nova Rosalândia, TO.

Já em 1982, foi enviado para a cidade de Campo Alegre, hoje Santana do Araguaia, PA, onde também abriu trabalho no povoado da Vila Mandi.

Em 23 de março de 1984, foi transferido para a cidade de Porto Nacional, então norte de Goiás, presidindo a igreja de lá até março de 1990. Nessa cidade centenária, o pastor Novaes foi usado por Deus para desbravar toda a região, fazendo um intenso trabalho de evangelização, vindo a conquistar milhares de vidas para Deus. Orientado pelo Espírito Santo, abriu 67 Grupos Familiares de Crescimento (GFC), o que cooperou para a evangelização e o discipulado de muitas vidas. Nesse período, a igreja já contava com 23 congregações, algumas das quais se transformariam, posteriormente, em sedes da igreja.

No ano de 1985, enviou o presbítero Hemídio para o povoado de Taquaralto, que na época tinha apenas 29 pequenas casas. Na mesma ocasião, enviou o presbítero José Patrício, que foi auxiliado pelo jovem obreiro José Teles Carneiro Filho, in memoriam, para o distrito de Taquaruçu do Porto, lugar onde fizeram um brilhante trabalho para Deus. Nesse mesmo período, o pastor Novaes também abriu uma igreja na cidade de Silvanópolis, GO (hoje Tocantins).

Estando em pleno labor ministerial em Porto Nacional, foi surpreendido com uma determinação da Convenção para assumir a Igreja em Grajaú, MA, onde pastoreou de março a dezembro de 1990. Também em obediência à diretoria da Convenção Ciadseta e convicto da direção de Deus, veio presidir a Igreja Assembleia de Deus de Taquaralto, Palmas Sul, onde permaneceu de 3 de janeiro de 1991 até sua jubilação em 20 de dezembro de 2012.

Ao ser jubilado, foi substituído pelo pastor José Teles Carneiro Filho, que liderou a igreja durante os anos seguintes, alcançando um crescimento extraordinário em número de membros e congregações. O pastor José Filho, entretanto, partiu para os braços do Senhor em fevereiro de 2018, durante um culto em Rio Sono, TO.

Fatos relevantes do ministério do pastor Novaes

  • Foi credenciado pelo então governador de Goiás, Dr. Henrique Antônio Santillo, como Conselheiro do Conselho de Cidadania do Norte de Goiás, ocasião em que atuou também como Juiz de Paz.
  • Fez parte da comitiva de líderes do norte goiano, que esteve em Brasília, DF, por ocasião da promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, quando foi criado o estado do Tocantins.
  • Na divisão do estado do Tocantins, fez parte da Comissão Pró-fundação da Capital Palmas. Integrou o grupo de lideranças, sob o comando do então prefeito de Porto Nacional, Vicentinho Alves. Essa Comissão foi até Brasília para defender a fundação da capital no então distrito do Canela, onde hoje Palmas está edificada.
  • No dia 20 de maio de 1989, quando o governador José Wilson Siqueira Campos dirigiu o evento de lançamento da pedra fundamental de criação de Palmas, o pastor Francisco Novaes, juntamente com o pastor Sebastião Andrade (na época presidente do Ciadseta) e Pr. Amarildo Martins da Silva (Assembleia de Deus Nação Madureira), teve participação efetiva no culto ecumênico, dirigindo um fervoroso clamor a Deus pela criação da mais nova capital do Brasil.
  • Em 1991, criou o Instituto Bíblico Pentecostal do Estado do Tocantins (IBPTINS).
  • Em 1992, fundou a Associação Metropolitana Evangélica (AME).
  • Em 1993, promoveu a primeira reunião para a criação da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP) e se tornou conselheiro/fundador do Congresso de Mocidade das Assembleias de Deus do Estado do Tocantins (COMADETINS).
  • Em 1994, criou o Congresso de Mocidade das Assembleias de Deus da Capital (COMADEC).
  • Em 1995, com a aquiescência da Mesa Diretora da Convenção, desvinculou de sua área administrativa o Jardim Aureny III, dando posse, em seguida, ao pastor José de Arimatéia, juntamente com o então presidente do Ciadseta, pastor Sebastião Andrade.

 

Assim, conclui-se parte da vasta folha de serviços prestados pelo pastor Francisco Ribeiro Novaes à sociedade como um todo e, principalmente, ao Reino de Deus. O pastor Novaes, mesmo estando jubilado, não deixou de colaborar com a obra do Senhor. Foi a vida toda um líder ativo, uma referência para muitos pastores e líderes do Ministério Ciadseta e de outras denominações. Ele sempre usou sua sabedoria e bagagem pastoral para orientar e admoestar grande número de ministros, obreiros e irmãos que recorreram aos seus conselhos e ensinamentos.

O pastor Novaes representou com muita dignidade a história do Ministério Ciadseta no Tocantins e no Brasil. Plantou a semente valiosa do evangelho, como pastor pioneiro em Palmas, contribuindo de maneira tremenda para torná-la umas das capitais brasileiras que mais valoriza e respeita os preceitos da Bíblia Sagrada. Seu pioneirismo e sua dedicação ao chamado de Deus gerou frutos grandiosos, fazendo chegar a mensagem da salvação a centenas de povoados, vilas, assentamentos, bairros e cidades dos estados de Goiás, do Mato Grosso, da Bahia, do Pará, do Maranhão e do Tocantins.

Com informações de Giovanni Salera Júnior, JM Notícias, João Bastista Oriente e Livro Homens do Evangelho Tocantins

Foto: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News