Governo do TO visita em BH escolas construídas a partir da primeira PPP em Educação do Brasil

Representantes da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), da Secretaria da Educação (Seduc), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) formaram a comitiva do TO que esteve em BH na quinta-feira, 22.

Em busca de experiências exitosas que contribuam para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura em educação no Tocantins, uma comitiva do governo do estado, composta pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), pela Secretaria da Educação (Seduc), pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e pela Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), esteve em Belo Horizonte, MG, nessa quinta-feira, 22, para conhecer de perto algumas unidades educacionais construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A Secretaria Municipal da Educação de Palmas também acompanhou a agenda.

Durante a visita institucional, a equipe conheceu duas escolas, uma de ensino fundamental e outra de educação infantil, ambas criadas por uma iniciativa entre a prefeitura de Belo Horizonte e a Inova BH, concessionária vencedora da licitação pública. Juntas, a prefeitura e a empresa privada viabilizaram a construção de 55 escolas, responsáveis pela educação de aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos na capital mineira.

Em seguida, a comitiva foi recebida pelo CEO da Inova BH, Ruz Gonzalez, e por representantes da PBH Ativos, empresa estatal que apoia o município de Belo Horizonte na execução de políticas públicas por meio de projetos em parceria com o setor privado. Na ocasião, foi apresentado o projeto de PPP Educacional de BH.

“A visita proporcionou uma imersão completa nas estruturas, funcionamento e resultados alcançados por meio dessa modalidade de investimento em infraestrutura educacional”, afirmou o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson.

Para o titular da SPI/TO, conhecer casos de sucesso como o de Belo Horizonte é uma excelente oportunidade para consolidar o planejamento de projetos similares no Tocantins, agregando também experiências que possam contribuir com o aprimoramento das práticas de gestão e investimento público.

O secretário de estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância da agenda: “É uma oportunidade para aprendermos e trocarmos experiências que serão úteis no Tocantins em relação à infraestrutura das unidades escolares. Estamos comprometidos em continuar buscando as melhores práticas e soluções para o desenvolvimento da educação, e esta visita é um passo importante nessa direção”.

Aleandro Lacerda, presidente da Tocantins Parcerias, enfatiza que conhecer modelos de PPPs que são referência no Brasil é uma estratégia positiva para entregar um serviço público de excelência.

“Para nós que somos estruturadores de projetos de PPP, a troca de experiências com outros estados faz toda a diferença para o sucesso das parcerias que serão implementadas no nosso governo”, explica Aleandro.

PPP em Educação no Tocantins

O governo do Tocantins também vislumbra parcerias com o setor privado para fortalecer a infraestrutura na área da educação e já possui um projeto destinado à construção de sede própria para o campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis. Trata-se de uma proposta pioneira no Brasil que, quando implementada, será a primeira PPP do país a contemplar uma unidade universitária.

Para o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, conhecer a experiência da PPP em Educação de Belo Horizonte é uma forma moderna de avançar nas questões estruturais da universidade tocantinense.

“Essa visita técnica foi muito importante para nós que já temos um projeto qualificado na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado. Estar aqui em Belo Horizonte foi uma oportunidade de visualizar um caso de sucesso sobre a implantação de PPP dentro do sistema educacional, que, apesar de ser em nível fundamental, também pode ser adaptado de forma comparativa ao nível superior”, concluiu o reitor.

A comitiva do governo do Tocantins presente na agenda institucional foi composta pelas seguintes pastas: SPI, representada pelo secretário Thomas Jefferson, superintendente Eliane Grossmann e assessor de gabinete Wesley Teixeira; Tocantins Parcerias, representada pelo presidente Aleandro Lacerda, diretora de PPPs Kelly Barreto e consultora de PPPs Marina Galvão; Seduc, representada pelo secretário Fábio Vaz e pelo superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras Marcus Tadeu; Unitins, representada pelo reitor Augusto Rezende.

Fonte: Secom Tocantins

Foto: Divulgação Inova BH

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News