Mansão de ex-secretário de estado da saúde do Tocantins é alvo de buscas em operação da PF

Entre os objetivos das buscas, segundo os policiais, estaria uma possível ocultação de valores e bens de origem ilícita.

A Polícia Federal começou a quinta-feira, 22 de fevereiro, realizando buscas e cumprindo mandados em Palmas. Um dos endereços foi a mansão do ex-secretário de saúde do estado, Afonso Piva. A PF segue com investigações de possíveis crimes de corrupção, peculato, organização criminosa, fraude em licitação e lavagem de dinheiro na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins.

As irregularidades teriam sido praticadas por meio de fraudes em contratos. Segundo os policiais, esse é um desdobramento da Operação Autoimune, ocorrida em agosto do ano passado. Na época, Afonso Piva, então secretário de saúde, sendo um dos alvos acabou entregando o cargo. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$2 milhões.

As buscas que ocorreram nesta quinta-feira foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal; segundo consta no documento, entre os elementos que ocasionaram esses novos mandados, estaria uma suposta ajuda de um assessor de gabinete ao então secretário Piva para esconder um aparelho celular e um carro, durante a primeira fase da operação.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que, até o momento, não foi notificada sobre a operação.

Segundo a Polícia Federal, nesta etapa, os policiais  buscam esclarecer uma possível ocultação de valores e bens de origem ilícita, além de colher provas e recuperar recursos desviados. Os envolvidos poderão responder por corrupção ativa, corrupção passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 50 anos de reclusão.

Com Informações da Polícia Federal

Fotos: Ana Paula Rehbein/Divulgação

 

 

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News