Putin viola as sanções da ONU ao oferecer uma limusine de luxo a Kim Jong-un

O presente constitui uma violação das sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte.

O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, uma limusina de luxo de fabrico russo para seu uso pessoal, anunciaram os dois países na terça-feira, em mais um gesto da sua crescente cooperação.

Segundo observadores internacionais, o presente viola uma resolução da ONU que proíbe o fornecimento de bens de luxo à Coreia do Norte, numa tentativa de pressionar o país a abandonar as suas armas nucleares.

A irmã de Kim, Kim Yo-jong, e um outro alto funcionário norte-coreano aceitaram o presente no domingo. Kim Yo-jong transmitiu os agradecimentos do irmão a Putin, afirmando que o presente demonstra a “relação especial” entre os dois líderes, disse a Agência Central de Notícias da Coreia.

Veículos de contrabando

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin ofereceu a Kim Jong-un uma limusina topo de gama Aurus Senat que mostrou ao líder norte-coreano quando se encontraram durante uma cimeira na Rússia em setembro.

Kim “gostou do carro”, pelo que foi tomada a decisão de lho oferecer como presente, disse Peskov, segundo a agência noticiosa estatal russa TASS. “A Coreia do Norte é nossa vizinha, nossa vizinha próxima”, disse a o porta-voz de Putin.

A Aurus foi a primeira marca de carros de luxo da Rússia e tem sido usada por altos funcionários desde que Putin usou pela primeira vez uma das suas limusines na sua cerimónia de tomada de posse em 2018.

Kim Jong-un, de 40 anos, é conhecido por possuir muitos veículos de luxo de fabrico estrangeiro que se acredita terem sido contrabandeados, em violação da resolução da ONU.

Fonte: euronews.pt
Foto: Lusa

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News