Piracema: operação do Naturatins apreende pescados e aplica multas que somam R$35 mil

A ação ocorreu em regiões próximas aos rios Tocantins e Araguaia.

Uma operação realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) resultou na apreensão de 2,5 mil metros de redes de pesca e três armas de fogo em Caseara, Araguacema, Couto Magalhães e Juarina. Os fiscais também aplicaram multas aos envolvidos nesses municípios, que totalizaram R$15 mil.

A operação ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro e coincidiu com o período da piracema, época em que a pesca, o transporte e o armazenamento de peixes são proibidos nos rios e lagos. As equipes, compostas por 16 fiscais, realizaram os trabalhos em todo o curso hídrico dos rios Tocantins e Araguaia.

De acordo com o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos, o empenho e planejamento das equipes têm gerado bons resultados: “O trabalho em conjunto é fundamental e isso se comprova ao final dessa grande operação”, disse.

Nas regiões de Pau D’arco, Araganã, Xambioá, Araguatins e Esperantina, as equipes resgataram 28 pássaros mantidos em cativeiro e apreenderam 60 gaiolas, dez alçapões, três armas de fogo artesanais e 8,6 mil metros de redes.

Simultaneamente, na região de Araguatins e Pedro Afonso, foram apreendidos 300 kg de pescados, três embarcações com motores, duas armas de fogo, 37 espinhéis, 40 boias, um molinete, dez tarrafas e dez mil metros de rede.

Fotos: Walter Ribeiro

 

 

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News