Uma operação policial internacional desmantelou o grupo LockBit, considerado o “mais nocivo” grupo de ransomware (software de extorsão) do mundo.
Ao todo, 14 países (França, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Austrália, Canadá, Japão, Reino Unido, EUA, Suíça, Finlândia, Polônia, Ucrânia e Nova Zelândia) participaram na Operação Cronos, coordenada pelo FBI e pela Europol e dirigida pela Agência Nacional do Crime do Reino Unido.
Foram detidos 34 servidores nos Países Baixos, na Alemanha, na Finlândia, na França, na Suíça, na Austrália, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Duas pessoas foram presas na Polônia e na Ucrânia e mais de 200 contas em criptomoedas foram congeladas.
Diz Brett Lederman, diretor adjunto para as operações cibernéticas do FBI: “Os atores ligados à empresa criminosa LockBit causaram danos significativos a milhares de vítimas em todos os nossos países e em todo o mundo. Nos últimos anos, o grupo tem sido indiscriminado nos seus alvos, explorando organizações ligadas a agências governamentais, hospitais, escolas e empresas globais de alto nível”.
O grupo efetuou mais de 1.700 ataques contra vítimas nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Fonte: euronews.pt