O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o homólogo francês Emmanuel Macron assinaram, nessa sexta-feira à noite, um acordo bilateral de cooperação em segurança, no Palácio do Eliseu, em Paris.
O chefe de estado francês anunciou um apoio de até 3 bilhões de euros em ajuda militar à Ucrânia e garantiu que o país vai continuar a ajudar a Ucrânia a longo prazo.
“Gostaria de reiterar que a França vai continuar apoiando a Ucrânia a longo prazo. Este é o objetivo do acordo de dez anos que assinamos, e que vai permanecer válido até que a Ucrânia se junte à OTAN”, declarou Macron.
Numa conferência de imprensa conjunta com Volodymyr Zelensky, o presidente francês afirmou ainda que a Rússia perdeu credibilidade em âmbito internacional.
Zelensky agradeceu o apoio francês e sublinhou que esta é uma ajuda preciosa para as forças ucranianas face à pressão que Putin tem exercido na linha da frente.
Macron insistiu que o objetivo francês é continuar a disponibilizar à Ucrânia todos os meios necessários para a defesa da soberania e integridade territorial do país.
O chefe de estado ucraniano esteve também nessa sexta-feira na Alemanha, onde assinou um acordo bilateral de segurança semelhante.
Fonte: euronews.pt





