Por mais que a prefeitura municipal tente manter a malha viária em boas condições de trafegabilidade, ruas e avenidas da capital, nessa época de chuvas, ficam cheias de buracos, areia, poças de água e pontos de alagamento, tornando-se um incômodo e até representando grande perigo para motoristas e motociclistas.
As autoridades de trânsito alertam que, com chuvas e à noite, os buracos e a pista ficam difíceis de serem vistos e qualquer deslize pode causar um acidente. Por isso, nunca se esqueça de reduzir a velocidade, o máximo possível, quando o tempo estiver ruim, e nunca tente ultrapassar carros ou motos em trechos alagados.
Além dos perigos causados por buracos, eles ainda oferecem riscos de danos a pneus, rodas, suspensão, rolamentos, escapamentos, amortecedores e outras partes do veículo. Por isso, recomenda-se atenção dobrada, muito cuidado e, se possível, evitar trafegar com chuva forte.
Se for dirigir em vias de trânsito rápido – como TO-050 e Avenida Teotônio Segurado – , é importante manter-se a uma distância segura do veículo da frente e procurar trafegar pela pista da direita, observando se não tem veículos parados.
Dez importantes dicas para dirigir na chuva
- Tome cuidado durante ultrapassagens, sinalizando com antecedência e evitando movimentos bruscos.
- Evite dirigir com sapatos molhados, pois eles podem tornar a sua pisada nos pedais escorregadia.
- Verifique a parte elétrica do seu veículo, evitando trafegar com as luzes de freio, piscas e alerta queimadas.
- Em caso de pane ou problemas mecânicos, sinalize o seu veículo com o pisca-alerta e use o triângulo para isolar a área.
- Evite ar quente e não dirija com sono. Se sentir sonolência, pare e descanse até estar em condições para continuar.
- Mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente e fique atento às motocicletas ao mudar de faixa.
- Evite frenagens bruscas, para não causar colisões traseiras. Modere a velocidade, para evitar que a parada tenha que ser imediata.
- Se a pista estiver muito molhada, evite frenagens mais fortes e reduza a velocidade para o veículo não aquaplanar.
- Verifique os limpadores e desembaçadores – itens que precisam estar sempre em bom funcionamento.
- Não se esqueça do cinto de segurança; isto vale para todos os dias.
Manutenção
O trabalho de manutenção das vias públicas, chamado de “operação tapa-buracos”, mantém equipes constantemente em ação, cuidando da cidade, mas os buracos nascem toda hora e por todos os cantos.
É importante lembrar que o período chuvoso nessa região normalmente vai até meados do mês de abril, com mais intensidade no mês de março, entre os dias 15 e 20, quando ocorrem as chamadas “chuvas de São José”.
Colaboração de Ronaldo Cardoso (Universidade Estadual de Minas Gerais)
Fotos: Flávio Clark
Mais imagens






