Tocantins tem previsão de chuvas nesta segunda, informa o Inmet; porém há locais cobertos para os foliões

Em Palmas, para quem quiser fugir da chuva e entrar na folia, acontece Carnaval gratuito no Ginásio Ayrton Senna, local coberto. Outra opção para quem quiser se proteger da chuva é levar capa e guarda-chuva. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas para o período de Carnaval, nesta segunda-feira, 12, até terça-feira, 13, em praticamente todo o país, mas com variações de intensidade em cada região. No Tocantins, por exemplo, segundo o Inmet, o calor, a alta umidade do ar e ventos também devem provocar instabilidade e chuvas, especialmente, no centro-norte do estado.

Na capital, nesta segunda-feira, 12, o instituto informou que há incidência de 60% de chuva com umidade de 95%, principalmente à noite, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para quem quiser fugir da chuva e cair na folia, acontece Carnaval gratuito, em área coberta, no Ginásio Ayrton Senna.

Em Gurupi, sul do estado, a previsão é semelhante: 100% de umidade, temperatura mínima de 22ºC e máxima de 30ºC, muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período noturno.

Assim, quem optar por curtir as festividades dos municípios tocantinenses leve capa de chuva e guarda-chuva.

No norte do estado, em Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins, o Inmet prevê 50% de chuva, manhã e noite com muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas, seguidas de trovoadas isoladas.

Dianópolis, município tocantinense tradicional pelo Carnaval, realiza a DianoFolia 2024 e se localiza na região sudeste do estado, para onde o instituto prevê muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Entretanto, o município possui locais cobertos para abrigar os foliões.

Inmet

A meteorologista do Inmet, Andréa Ramos, considera este padrão de chuvas normal para a estação.

“Estamos no verão. O calor e a umidade típica favorecem as chuvas. Fevereiro ainda é um mês chuvoso e a gente está na época mais chuvosa. Então, é normal termos essas condições de tempo, com essas chuvas constantes acontecendo no país.”

De acordo com Andréa Ramos, o fenômeno El Niño ainda tem influência forte no verão brasileiro, ao aquecer as águas do Oceano Atlântico.

“O El Niño está, ainda, com uma intensidade forte. Em janeiro, ele proporcionou, mais uma vez, aquele mês mais crítico. Mas, quando for em fevereiro, a intensidade do El Niño deve diminuir. A partir de agora, ele começa a diminuir a tal ponto que deve finalizar no outono, em meados de maio, quando já entra numa fase neutra, quando não há influência do El Niño, nem do La Niña”, conclui a meteorologista.

As previsões do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no aplicativo e nas redes sociais do Inmet. Os interessados também podem buscar a previsão para uma cidade específica no portal do instituto.

Com Informações do Inmet e da Agência Brasil

Foto: Inmet/Reprodução

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News