O Comitê Olímpico Internacional revelou nessa quinta-feira, 8, o design das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024.
As peças dos Jogos Olímpicos deste ano, criadas pela joalheria de luxo Chaumet, terão uma característica especial: cada medalha terá em sua composição um pedaço de metal que já fez parte da Torre Eiffel, símbolo da capital francesa.
Seleção enfrenta a Venezuela para manter vivo o sonho de ida a Paris 2024
O pedaço de metal da torre foi incluído de forma hexagonal na parte de trás das medalhas.
“As medalhas olímpicas e paralímpicas são gravadas com o nome do esporte, da disciplina e do evento nas bordas. Estas inscrições são em francês nas medalhas olímpicas e em inglês nas medalhas Paralímpicas, as línguas oficiais respectivas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)”, afirmou o COI.
“Ver essas medalhas de perto me faz querer chegar mais perto dos meus objetivos. Tenho duas sessões de treino hoje e estarei ainda mais motivada”, disse a francesa Koumba Larroque, atleta do wrestling e campeã europeia da modalidade.
As medalhas, obras de arte em si, foram criadas pela Chaumet, uma joalheria de renome mundial.
O ferro incorporado nestas medalhas provém de reformas anteriores da Torre Eiffel, garantindo que cada peça carregue consigo uma parte da história parisiense.
No total, 5.084 medalhas foram produzidas para a edição parisiense das Olimpíadas.
Veja detalhes das medalhas de Paris 2024
- 5.084 medalhas produzidas
- 85 mm de diâmetro
- 9,2 mm de espessura
- 18 g de metal da Torre Eiffel
- 529 g: peso da medalha de ouro
- 525 g: peso da medalha de prata
- 455 g: peso da medalha de bronze
Fonte: Notícias ao Minuto