Sequestrador que fez reféns em trem na Suiça é morto pela polícia

Homem seria um "requerente de asilo" iraniano de 32 anos, cujas motivações ainda não são conhecidas.

Um homem fez hoje vários reféns num comboio, no leste da Suíça, tendo sido “mortalmente ferido” durante o ataque, informou a polícia, acrescentando que os reféns estão em segurança.

“Nesta fase da investigação não são conhecidas as motivações do autor do crime”, indicaram ainda as autoridades, em conferência de imprensa, indicando que o homem seria um “requerente de asilo” iraniano de 32 anos, avançou a AFP.

Segundo o porta-voz da polícia, Vaudoise Jean-Christophe Sauterel, o sequestrador estava armado com um machado e uma faca e falava farsi e inglês.

Quando questionados sobre se a guerra entre Israel e o Hamas poderia ter desempenhado um papel no ataque, nem os agentes da polícia nem os procuradores presentes na conferência de imprensa comentaram a questão, nesta fase da investigação.

O porta-voz insistiu no facto de a identidade do sequestrador ainda ser condicional, enquanto estão a ser feitas todas as verificações necessárias.

O sequestrador foi morto a tiro por um agente da polícia quando este avançava contra ele com um machado, tendo o grupo de intervenção que conseguiu embarcar no comboio parado conseguindo interpor-se entre o agressor e os reféns.

Ao todo, o autor do ataque fez 15 reféns: 14 passageiros e o maquinista do comboio.

A tomada de reféns começou na quinta-feira por volta das 18:35 locais  e terminou por volta das 22:30.

O alegado autor do crime forçou primeiro o maquinista do comboio parado na estação de Essert-sous-Champvent – a meia dúzia de quilómetros de Yverdon, não muito longe do Lago Neuchâtel – a abandonar o seu posto e juntar-se aos outros passageiros.

A polícia foi alertada por passageiros e as negociações com o sequestrador decorreram em parte através de mensagens Whatsapp e através de um intérprete que falava farsi, a língua maioritária no Irão.

As autoridades finalmente tomaram a decisão de atacar, tendo a polícia entrado em ação pelas 22:15.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News