Nesta semana, a senadora Professora Dorinha Seabra (UB/ TO), ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO), prestigiou o lançamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e do aplicativo Lince, ocasião em que destacou a importância das forças de segurança do estado do Tocantins e o seu compromisso com elas: “Só no ano de 2023 foram mais de R$71 milhões para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil”, afirmou a senadora, que é coordenadora da Bancada Federal no Congresso Nacional.
A parlamentar complementou: “Recentemente, eu, os deputados federais Carlos Gaguim (UB/TO) e Vicentinho Júnior (PP/TO) estivemos com o ministro da justiça e conseguimos garantir recursos na ordem de R$13 milhões para a Polícia Federal, para construção da sede em Araguaína e em Palmas, além de 17 veículos para a Polícia Rodoviária Federal”.
Aplicativo
O aplicativo Lince é uma ferramenta de inteligência artificial, desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública. Ele usará geolocalização, por meio do localizador dos smartphones, que permitirá aos agentes de segurança do estado saberem em quais cidades e locais existem “desordens” que possam contribuir para a prática criminosa.
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, reforçou que o aplicativo vai ajudar a direcionar as ações dos órgãos de segurança para uma atuação mais eficiente. “A partir dos dados coletados nós poderemos desenvolver ações com uma abordagem mais direcionada para a necessidade daquela localidade, seja com direcionamento de efetivo por meio de ações repressivas, destinação dos recursos, monitoramento, dentre outras ações. O objetivo principal é coibir a prática criminosa em todos os seus níveis”, destacou.
CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi lançada oficialmente na manhã dessa quinta-feira. A senadora, que já havia colhido suas digitais, recebeu a sua CIN. A emissão do documento agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de segurança pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ascom/Divulgação