Nessa terça-feira, 6 de fevereiro, a senadora pelo Tocantins, Professora Dorinha (UB/TO), realizou o seu primeiro discurso do ano no plenário do Senado Federal.
Na ocasião, a parlamentar destacou o Projeto de Lei 5665/23, de sua autoria, que amplia a vigência do Plano Nacional de Educação. “O Brasil ainda tem um longo desafio pela frente e é necessário um pacto nacional suprapartidário em defesa da educação pública brasileira”, ressaltou. A proposta aguarda a definição de um relator. O atual PNE tem validade até junho de 2024.
No ano passado, em discurso na tribuna da Casa, a senadora elencou a formação de professores, o nível salarial da carreira e a alfabetização completa das crianças como focos prioritários que precisam ser abordados por um novo PNE.
“Os nossos professores são formados, principalmente, por empresas particulares, e na sua maioria com péssima qualidade. Temos um desafio com relação ao piso nacional e à carreira e, o que é pior, nós não podemos achar que é normal uma criança que entra na escola e termina o seu quinto ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever, ou termina o ensino fundamental e o ensino médio [praticamente] analfabeta, sem saber ler e escrever, corretamente, sem ter continuidade na sua vida e na ocupação no mundo do trabalho”, finalizou.
Com Informações da Agência Senado e da Assessoria de Imprensa
Fotos: Waldemir Barreto/Agência Senado