A Rússia disparou mísseis balísticos e de cruzeiro e ainda drones Shahed contra seis regiões ucranianas na manhã desta quarta-feira, 7, matando cinco civis e ferindo outros 25.
Os reides aéreos incidiram pelo menos sobre três grandes cidades, incluindo Kiev, onde está o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, em conversações sobre ajuda militar e apoio financeiro à Ucrânia. Borrell começou o dia num abrigo de proteção contra ataques aéreos.
Só na capital morreram quatro pessoas. Segundo o Ministro do Interior da Ucrânia, 19 ficaram feridas, entre estas uma mulher grávida.
Nos arredores de Kiev, adiantou o presidente da câmara, Vitalii Klitschko, vários apartamentos ficaram em chamas. Alguns residentes da margem leste da capital ficaram sem eletricidade.
Dos 64 drones e mísseis lançados nesta manhã, as Forças Armadas ucranianas dizem ter interceptado 44.
No sul da Ucrânia, em Mikolaiv, as investidas de Moscou resultaram na morte de uma pessoa, tendo ainda danificado 20 prédios residenciais, além de infraestrutura privada, informou o governador da região.
No nordeste do país, em Kharkiv, uma mulher de 52 anos sofreu ferimentos leves após um ataque com um míssil S-300, de acordo com o governador local.
Os mísseis chegaram também à parte ocidental da Ucrânia, havendo o registro de um incêndio em Lviv.
Fonte: euronews.pt