Enquanto o país registra casos crescentes de dengue, Palmas também vem registrando aumento na procura por atendimento médico devido aos sintomas da doença, além das notificações.
A prefeitura da capital divulgou nessa quinta-feira, 1°, o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, que revelou 173 casos suspeitos de dengue durante a última semana epidemiológica, compreendida entre os dias 21 e 27 de janeiro. Além disso, foram notificados 30 casos suspeitos de chikungunya e 12 de zika vírus, todos relacionados à transmissão pelo mosquito Aedes aegypti.
Dos casos de dengue notificados, três pacientes apresentaram sintomas com sinais de alarme ou gravidade. Os critérios para a classificação de um caso suspeito de dengue incluem febre com duração de dois a sete dias, juntamente com duas ou mais manifestações clínicas, tais como náusea, vômitos, erupções cutâneas, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retro ocular, irritação na pele, prova do laço positiva ou leucopenia.
Esses dados são obtidos por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) on-line e do Sinan Net, sendo passíveis de atualizações conforme confirmação ou descarte dos casos. Confira o boletim completo neste link.
Foto: Divulgação