O mês de fevereiro de 2024 tem 29 dias, o que transforma o ano em bissexto. O ano bissexto é aquele que possui um dia extra em seu calendário, totalizando 366 dias, em vez dos 365 dias que compõem um ano comum. Esse dia adicional, conhecido como “dia bissexto”, é acrescentado no mês de fevereiro, o que faz com que esse mês tenha 29 dias, em vez de 28. Assim, nos anos bissextos, existe no calendário o dia 29 de fevereiro, enquanto nos demais anos esse dia não existe. A principal razão para a existência de anos bissextos é ajustar o nosso calendário ao movimento real da terra ao redor do sol, que não é perfeitamente dividido em um número inteiro de dias.
Nesta quinta feira, 1º de fevereiro, começa enfim, efetivamente, o ano de 2024, pois para a maioria dos brasileiros o mês de janeiro é apenas um ensaio, já que, culturalmente, o Brasil só volta ao normal depois de fevereiro, que é, de fato, quando começa o novo ano.
Embora neste ano de eleições não conste nada no Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste fevereiro, o universo político está em efervescência e o menor mês do ano já traz um mundaréu de acontecimentos, alguns até grandes.
Assim começa o ano – em fevereiro:
- Carnaval na Graciosa – de 13 a 16;
- Congresso Capital da Fé – de 9 a 13;
- Chuvas (praticamente o mês inteiro);
- Contratação de professores (prefeitura de Palmas, em fase de conclusão e publicação no Diário Oficial do Município);
- Concursos públicos (vários em andamento);
- Eventos evangélicos – de 13 a 16 (Emep, Umadep, Carnaval com Cristo, Acampa Hope, Acamp Palmas da Igreja Adventista, em 5 edições, e retiros espirituais de diversas igrejas);
- Fim das férias e dos recessos;
- Retorno das aulas;
- Sessão Solene na Assembleia Legislativa para a retomada das atividades legislativas.
Eleições
Visando as eleições deste ano, os partidos políticos – que têm pré-candidaturas, majoritárias e proporcionais, em andamento – intensificarão seus preparativos para a pré-campanha, filiação de eleitores, apoiadores e pretensos candidatos. Em termos locais, o Podemos (19) – que terá candidato a prefeito de Palmas – , deverá inaugurar a sede do partido no Jardim Aureny III, zona sul de Palmas, ainda neste mês de fevereiro. Já no âmbito nacional, o TSE aprova a coleta de assinaturas para criação do Partido Conservador, que possivelmente não terá tempo de recolher mais de 500 mil assinaturas, bem como obter análise e aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) até o dia 22 de fevereiro, para participar das eleições de 6 de outubro deste ano.
Fotoarte: Divulgação
Cards de eventos religiosos






