O acordo entre a Universal Music Group (UMG) e o TikTok deverá expirar nas próximas 24 horas, depois de as duas empresas não terem conseguido negociar a renovação do contrato.
A UMG, uma das maiores editoras discográficas do mundo, e a rede social não chegaram a um acordo sobre questões como a compensação dos artistas e a inteligência artificial (IA), o que significa que algumas das músicas mais populares do mundo, de artistas como Taylor Swift e Harry Styles, vão ser removidas da biblioteca do aplicativo.
Em carta aberta, intitulada “Why we must call Time Out on TikTok”, publicada na última terça-feira, a UMG acusou o TikTok de tentar “intimidar” a empresa e de propor “um acordo de valor inferior ao anterior, e muito inferior ao justo de mercado”, que “não reflete o seu crescimento exponencial”.
Ao mesmo tempo, a UMG referiu que o TikTok recusou-se a tomar medidas suficientes para proteger os artistas da “proliferação” de conteúdos gerados por IA e da violação de direitos de autor. A editora discográfica acrescenta, inclusive, que a rede social está “patrocinando a substituição de artistas pela IA”, segundo as agências internacionais.
O TikTok respondeu à carta da UMG e acusou a discográfica de “interesses egoístas” e de espalhar uma “narrativa falsa”.
“É triste e decepcionante que a Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, diz a declaração do TikTok.
Fonte: euronews.pt