O número um do tênis na Itália, Jannik Skinner, foi coroado campeão masculino do Open da Austrália deste ano, depois de derrotar o russo Daniil Medvedev em cinco sets, 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3.
Esta é a primeira vitória do italiano de 22 anos num Grand Slam. Sinner perdeu apenas um set durante todo o torneiro.
“Graças à minha família, gostaria que todos tivessem os pais que eu tive. Eles nunca me colocaram sob pressão e sempre me deram uma escolha”, disse Sinner na cerimônia de entrega do título.
No seu percurso impressionante até a final de domingo, o tenista italiano venceu Novak Djokovic na semifinal, pondo fim a uma série de 33 vitórias consecutivas do croata, dez vezes campeão do Open da Austrália, em Melbourne Park, com uma vitória em quatro sets na meia-final.
Djokovic nunca tinha perdido na Austrália depois de chegar aos quatro finalistas.
Itália em Grand Slams: de Pietrangeli e Panatta a Sinner, 48 anos depois
Jannik Sinner é o terceiro italiano a ganhar um título de Slam em singles masculinos, depois de Nicola Pietrangeli e Adriano Panatta, em 1976, no Open da França, em Roland Garros. As únicas alegrias desse hiato de vitórias italianas masculinas vieram do tênis feminino, com Flavia Pennetta (Us Open, 2015) e Francesca Schiavone (Roland Garros, 2010).
Foram muitas as reações de entusiasmo pela vitória de Sinner, desde a política italiana ao mundo do desporto.
“Jannik Sinner escreve hoje uma nova página da história que nos deixa orgulhosos. Pela primeira vez, a Itália vence o Slam Australiano. Um feito memorável digno de um verdadeiro campeão”, escreveu a primeira-ministra Giorgia Meloni na sua página do Facebook.
“A partir de hoje, mais do que nunca, no Panteão dos Mitos do tênis italiano e mundial. Um jogador estratósferico é o rei dos #AusOpen depois de uma maratona de esperança, sofrimento e emoção”, escreveu na rede social X – antigo Twitter – o presidente do Comitê Olímpico Italiano, Giovanni Malagò.
Este é o décimo primeiro triunfo da carreira de Sinner, o que o torna o tenista de maior sucesso na história do tênis italiano.
Aos 22 anos, Sinner arrecadou quase dois milhões de euros com este título a ser juntado à vitória da Taça Davis, em novembro com a seleção de Itália.
O futuro de Jannik é agora uma herança para todos os italianos, fãs de tênis ou não.
Fonte: euronews.pt