Morreu a atriz Sandra Milo, musa de Fellini

A musa inspiradora de Fellini tinha 90 anos. Morreu em casa, junto da família.

Morreu Sandra Milo, a musa de Fellini. A atriz, que completou 90 anos em março do ano passado, morreu em casa, junto dos que lhe eram mais queridos, conforme tinha pedido. A morte foi anunciada pela família.

Milo teve uma carreira muito longa, decidindo nunca deixar o palco. Fez o último programa de televisão, “Quelle brave ragazze”, na Sky, em 2023. Em 2021, recebeu o prêmio David di Donatello pelo seu percurso de vida.

A vida e a carreira da musa de Fellini

Nascida em Tunes, em 1933, a atriz e apresentadora Salvatrice Elena Greco, “Sandrocchia” para o realizador Federico Fellini, de quem foi musa, estreou com “Lo scapolo”, contracenando com Alberto Sordi, em 1955.

Em 1959, juntamente com Vittorio De Sica, interpretou uma prostituta em “Il Generale della Rovere”, produzido por Moris Ergas, que viria a ser seu marido e pai da sua filha Deborah. Em 1961, participou em “Fantasmi a Roma” (“Fantasmas de Roma”) com Eduardo De Filippo, Vittorio Gassman e Marcello Mastroianni.

Mas o encontro da sua carreira e também da sua vida, dado o caso de amor clandestino que durou 17 anos e só foi revelado publicamente em 2009, no Porta a Porta, foi com Federico Fellini. Para o realizador de Rimini, integrou o elenco de “8½” e “Giulietta degli spiriti”. Por ambos os papéis, foi premiada com o Nastri d’Argento de melhor atriz secundária.

Declarou várias vezes que o seu grande amor foi Bettino Craxi, o líder socialista a quem esteve ligada em meados dos anos 80 durante alguns anos, quando era casada com Ottavio De Lollis, pai dos seus filhos Ciro e Azzurra.

A partir da década de 1990, regressou à televisão, participando em numerosos programas, entre os quais o “Isola dei Famosi” – “Ilha dos Famosos”, numa tradução literal. Em 2021, foi distinguida com o prêmio David di Donatello de carreira.

Em 8 de janeiro de 1990, Milo foi vítima de uma partida televisiva atroz no programa “L’amore è una cosa meravigliosa” da RaiDue: um telefonema a informava de que o seu filho Ciro estava em estado grave após um acidente de viação.

Pierluigi Diaco recorda Sandra Milo

“A Sandra era uma amiga sincera e uma preciosa companheira de viagem. Agradeço-lhe por ter me ensinado que qualquer momento negativo, mesmo o mais doloroso, pode ser enfrentado com um sorriso e altruísmo. Para o grupo de trabalho de “Io e te” e “Io e te di notte” era uma fonte inesgotável de entusiasmo e ideias, uma fã dos outros, uma mulher sempre pronta a se envolver com humildade e espírito de equipe”, declarou o apresentador de televisão Pierluigi Diaco, colega e amigo de Milo.

Muitas personalidades do mundo do espetáculo expressaram as suas condolências pela perda e partilharam uma recordação da atriz nas redes sociais.

Fonte: euronews.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News