O cantor tocantinense Genésio Sampaio Filho, o Genésio Tocantins, de 65 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na manhã dessa sexta-feira, 26, em sua casa, foi socorrido por amigos e levado para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Sua esposa Katienne Brito disse que ele estava em casa quando começou a passar mal. Ela percebeu que havia algo errado porque Genésio não entrou em contato no início da manhã. “Hoje ele não me mandou mensagem, e eu fiquei preocupada; comecei a mandar mensagens e a ligar para ele. Sem resposta, entrei em contato com o cantor Braguinha Barroso e pedi para ele ver se estava tudo bem. Ele e o filho do Genésio o encontraram já passando mal e acionaram o SAMU”, contou.
O artista deu entrada na sala vermelha do HGP e permanece internado na unidade, aguardando avaliação do médico neurologista. Na tarde desta sexta-feira, Katienne visitou o esposo e foi informada de que ele teve a forma isquêmica da doença, em que ocorre a obstrução de uma artéria, barrando a passagem de oxigênio para o cérebro.
O portal Rede Jovem News aguarda novas informações sobre o quadro de saúde do cantor.
Quem é Genésio Tocantins?
Nascido em 1958, no município de Goiatins, na atual fronteira dos estados do Maranhão e do Tocantins, o cantor, compositor e instrumentista Genésio Sampaio Filho aprendeu a tocar violão e a cantar de forma autodidata, a partir da convivência com o pai, que era lavrador, trovador e cordelista, e com a mãe, que frequentava rodas de folias.
Ainda criança, mudou-se com a família para Araguaína e, depois, para a cidade de Ceres, em Goiás. Iniciando a carreira em festivais de música, Genésio Tocantins lançou em 1988 o disco de estreia, Rela Bucho, que ganhou no ano seguinte o II Prêmio Sharp, na categoria Revelação da Música Regional Brasileira. Em 1996 e 1998, vieram mais dois álbuns, que ajudaram a consolidar a carreira do artista.
Com mais de 40 anos de estrada e diversos lançamentos na bagagem, Genésio Tocantins mora na cidade de Palmas desde 1989 e, praticamente, ajudou a fundar a parte cultural da capital tocantinense. Em sua trajetória musical, já gravou com Fagner, Rolando Boldrin e a dupla Pena Branca & Xavantinho, além de firmar parcerias com artistas regionais, como Braguinha Barroso, Beirão, Wanda D’Almeida e Juraíldes da Cruz. Dentre seus sucessos estão as músicas Frutos da Terra (tema do programa Frutos da Terra, que durante muitos anos foi apresentado por Amilton Carneiro na TV Anhanguera/TV Tocantins), Canção de Amor a Palmas, Nóis é Jeca, mas é Joia, Ei, Flor!, Hino ao Tocantins e muitas outras.
Foto: Senado/Arquivo