Na tarde dessa terça-feira, a Seleção Brasileira sub-23 estreou com o pé direito no Pré-Olímpico. O Brasil venceu a Bolívia por 1 a 0 no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela. O único gol brasileiro foi marcado por Endrick.
Apesar de o desempenho não ter sido dos melhores, agora o Brasil ocupa a segunda posição do Grupo A com o triunfo, somando três pontos – mesma pontuação do Equador, que lidera pelos critérios de desempate. Além dos equatorianos e bolivianos, a Seleção ainda briga por uma vaga no quadrangular final com Colômbia e Venezuela.
Agora, pela segunda rodada do Pré-Olímpico, a equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes terá pela frente a Colômbia na próxima sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), no mesmo estádio. Já a Bolívia fará seu terceiro jogo na competição no mesmo dia, às 17 horas, contra o Equador.
O Pré-Olímpico está acontecendo em solo venezuelano e será encerrado no dia 11 de fevereiro. O torneio é o único modo de classificação no futebol para as Olimpíadas de Paris 2024. As duas melhores seleções garantem vaga nos jogos.
O jogo
Aos quatro minutos de jogo, a Seleção inaugurou o marcador. Após ótimo lançamento de John Kennedy, Endrick ganhou na velocidade da zaga colombiana e bateu na saída do goleiro Patiño para marcar o primeiro do Brasil.
Após o gol sofrido, a Bolívia tentou se reorganizar em campo. No entanto, as maiores chances de perigo criadas pelos bolivianos foram em chutes de longe do capitão Villamíl, sendo que nenhuma das finalizações deu trabalho para o goleiro Mycael.
No entanto, apesar do gol no início do jogo, o primeiro tempo foi bastante morno, sem muitas chances de gol. O Brasil optou por deixar a Bolívia com a bola para sair em contra-ataques, mas não conseguiu dar sequência às jogadas ofensivas.
No início da segunda etapa, o Brasil acertou a trave do gol defendido por Patiño. Marquinhos bateu colocado da entrada da grande área e a bola beijou o poste esquerdo antes de ir pela linha de fundo.
Aos nove minutos, a Canarinho ampliou, mas o gol não valeu. Marquinhos cruzou para dentro da grande área e Endrick desviou. Na sobra, Michel completou para o gol, mas o impedimento foi marcado.
Com as mudanças efetuadas, a Seleção ficou mais dinâmica. Tanto que, aos 25 minutos, marcou novamente. Gabriel Pec invadiu a grande área e finalizou. O goleiro boliviano defendeu, mas deu rebote e Endrick fez. Contudo, novamente, o gol foi anulado por impedimento.
FICHA TÉCNICA
BOLÍVIA 0 X 1 BRASIL
Data: 23 de janeiro de 2023, terça-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Local: Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, Venezuela
Árbitro: Derlis Fabian Lopez Lopez
Assistentes: Roberto Cañete e Jose Cuevas
GOL: Endrick, aos quatro minutos do primeiro tempo (Brasil)
Cartões amarelos: John Kennedy, aos 13 minutos do primeiro tempo (Brasil) / Quinteros, aos 25 minutos do primeiro tempo (Bolívia)
BOLÍVIA: Adorno Patiño; Yomar Rocha (Chura), Eduardo Álvarez (Salazar), Quinteros e Diego Medina; Daniel Lino, Villamíl, Javier Uzeda (Miguel Villarroel), Lucas Chávez (John Velázquez) e Pablo Vaca; José Briceño (Daniel Ribera).
Técnico: Antônio Carlos Zago
BRASIL: Mycael; Marlon Gomes, Michel, Arthur Chaves e Kaiki Bruno; Andrey Santos (Khellven) Bruno Gomes (Alexsander); Endrick, Marquinhos (Maurício) e Biro (Gabriel Pec); John Kennedy (Gabriel Pirani)
Técnico: Ramon Menezes
Fonte: Gazeta Esportiva
Foto: Folha UOL