O acidente aconteceu no sábado, numa área montanhosa perto do distrito de Zebak, na província de Badakhshan, disse o porta-voz regional Zabihullah Amiri, acrescentando que uma equipe de resgate foi enviada para o local. Zebak fica a cerca de 250 quilômetros da capital do Afeganistão, Cabul, e é uma área rural e montanhosa.
O gabinete do chefe de polícia de Badakhshan também confirmou o relatório do acidente em comunicado.
Em Moscou, as autoridades da aviação civil russa disseram que um Dassault Falcon 10 desapareceu com quatro tripulantes e dois passageiros.
De acordo com as autoridades russas, o aparelho “deixou de se comunicar e desapareceu dos radares.”
O avião, fretado para um voo-ambulância, decolou do Aeroporto Internacional de Banguecoque na Tailândia e tinha como rota Gaya, Índia, com escala em Tashkent, no Uzbequistão, e chegada ao Aeroporto Internacional Zhukovsky, em Moscou.
De acordo com autoridades russas, o avião pertence à Athletic Group LLC e a um particular. Trata-se de um Dassault Falcon 10 de 1978. A Associated Press não conseguiu obter mais informações por parte dos proprietários.
Contudo, um porta-voz do Ministério de Informação e Cultura do governo, gerido pelo Talibã, no Afeganistão, afirmou que o avião “pertence a uma empresa marroquina”. As autoridades da aviação civil indiana também descreveram a aeronave como estando registrada no Marrocos.
O porta-voz do governo Talibã apontou para um “problema de motor” como causa do acidente, sem dar mais detalhes.
Entretanto, um rastreamento do trajeto do Falcon 10 através do FlightRadar24 mostrou a última localização da aeronave no sul da cidade de Peshawar, no Paquistão, por volta das 13h30 de sábado (GMT), reporta a AP.
As companhias internacionais de aviação civil têm evitado sobrevoar grande parte do Afeganistão desde a tomada do país pelos talibãs em 2021. As aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo afegão atravessam o Corredor de Wakhan – por apenas alguns minutos – um território escassamente povoado, na província de Badakhshan e que se projeta para fora do país entre o Tajiquistão e o Paquistão.
Normalmente, as aeronaves que se dirigem para o corredor fazem uma curva acentuada ao norte em torno de Peshawar e seguem a fronteira paquistanesa antes de entrar brevemente no Afeganistão. Zebak está perto do início do Corredor Wakhan.
Embora sem litoral, a posição do Afeganistão na Ásia Central é uma importante rota no tráfego aéreo, por ser a mais direta para quem viaja desde a Índia para a Europa e a América.
Fonte: euronews.pt





