Com a chegada do novo ano letivo, as famílias já começam a se preparar para o retorno às aulas. Entre planejar rotina e orçamento, decidir a escola e realizar as matrículas, cabe mais uma tarefa aos pais e responsáveis – a compra de materiais escolares.
Cadernos, fichários, canetas, livros, mochilas… a lista chega a ser extensa e a soma dos valores nem sempre cai bem no bolso. Para quem busca economizar, começa uma verdadeira maratona de pesquisa entre várias papelarias para encontrar os itens e anotar os preços. Muita negociação de desconto, melhor forma de pagamento e até priorizar a compra de apenas parte do material estão entre as estratégias para conquistar a melhor vantagem.
A enfermeira Marlene conta que pesquisa bem até encontrar o melhor preço: “Nunca compro no primeiro lugar que vou, mas confesso que todo ano me surpreendo com os valores. Está sempre muito caro, principalmente mochilas e cadernos”.
Mas, uma outra alternativa, cada vez mais popular entre os consumidores, é a compra coletiva. Grupos de amigos, de pais da mesma escola e até mesmo de empresas se unem para negociar descontos mais favoráveis.
Um grupo de funcionários de um laboratório realiza esse tipo de compra há 16 anos, por iniciativa da própria empresa. O Setor de Gestão de Pessoas estabelece parcerias com papelarias e consegue preços vantajosos, que fazem a diferença na compra de material escolar.
“A ação proporciona economia significativa aos pais e responsáveis, em comparação com as compras individuais, tornando a volta às aulas uma experiência mais acessível e tranquila”, explica Marly Vidal, Diretora Administrativa e de Pessoas.
O programa funciona assim: os colaboradores interessados em participar entregam as listas de material escolar para a área de Recursos Humanos da empresa, que negocia diretamente com os fornecedores os itens das listas. Outra facilidade é a opção de pagar o valor total da compra em até quatro parcelas, sem juros, descontadas no contracheque.
Segundo a executiva, essa abordagem nas compras de material escolar não apenas alivia a pressão financeira, mas também contribui para um começo de ano mais focado no aprendizado.
“É uma forma de olharmos para as necessidades do nosso colaborador e contribuir para o bem-estar das famílias em um momento tão importante para elas, que é a educação dos filhos. Quando temos um colaborador que se sente acolhido também nas necessidades pessoais, temos maior engajamento dele com a empresa”, completa. Importante ficar atento às melhores opções para economizar.
Fotos: Divulgação e Leone Iglesias