Nos últimos quatro dias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou operações nos municípios de Cariri e Gurupi, no Tocantins, resultando na apreensão de 54.102,48 litros de bebidas alcoólicas transportadas ilegalmente.
No sábado, 13, por volta de 00h20, no Km 690 da BR-153 em Cariri, os policiais abordaram um veículo Scania/R 440 A6x2 com um semirreboque Sr/Facchini Srf Cf. O caminhão transportava diversas bebidas alcoólicas de Pirassununga, SP, para Palmas, TO. Após a ordem de parada, a equipe solicitou a presença do condutor no posto da PRF para conferência das notas fiscais e da carga.
Já em Gurupi, na segunda-feira, 15, por volta das 17h15, no Km 666 da BR-153, um caminhão Volvo/Fh 500 6x2t, tracionando um semirreboque Sr/Noma Carr Abert, foi parado durante fiscalização. O veículo transportava vinhos com destino a Palmas, TO.
Ambas as operações contaram com a participação de representantes da Receita Estadual. Durante as verificações, constatou-se que as empresas não estavam efetuando o recolhimento antecipado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e também não estavam realizando paradas nos postos fiscais estaduais. No total, foram apreendidos 28.232,48 litros de bebidas alcoólicas diversas e 25.870 litros de vinho.
Diante das constatações, foram identificados, a princípio, crimes relacionados ao transporte de mercadorias nacionais sem nota fiscal. Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à Secretaria de Fazenda do Estado do Tocantins para as medidas legais cabíveis.
Foto: Ascom PRF/TO