Com mais de R$80 milhões destinados aos municípios do Tocantins somente em 2023, o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) tem se destacado na Câmara dos Deputados.
Segundo o próprio parlamentar informou, ele apresentou 290 propostas legislativas e foi designado relator de quatro textos de grande impacto para a sociedade. Além disso, pronunciou nove discursos na tribuna da Casa e se tornou membro titular de 134 Frentes Parlamentares; dentre elas: Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP-30 no Brasil, onde compõe o colegiado como 2º vice-presidente.
Autor da Frente Parlamentar da BR-153 e membro da Comissão Externa, que acompanhou a situação dos municípios que perderam recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Guimarães também é exemplo de assiduidade, tendo estado presente e atuado, efetivamente, no Plenário da Câmara dos Deputados por 92 vezes.
Além disto, teve papel de destaque em 55 reuniões em comissões da Casa. No Plenário da Câmara, o parlamentar defendeu suas principais bandeiras: a família, o agronegócio e o empreendedorismo. Nas votações nominais, em Plenário, Guimarães votou 267 vezes.
O parlamentar realizou inúmeras visitas aos ministérios em busca de assegurar recursos que contemplassem a saúde, a segurança pública, a educação, a agricultura e o esporte dos 139 municípios tocantinenses, além de manter uma agenda intensa na Câmara dos Deputados.
Revelação no Tocantins, o deputado foi eleito em 2022, com 54.703 votos, totalizando 6,59% dos votos válidos. Seu primeiro ano de mandato foi marcado por muito trabalho voltado à população do estado.
Foto: Ascom/Divulgação