Últimas horas da existência do DOC no Brasil; transferência bancária engolida pelo Pix

O fim da modalidade de transferência bancária foi anunciado no ano passado.

Os brasileiros vivem as últimas horas de uma realidade existente há 40 anos. Com a evolução tecnológica das operações bancárias e, principalmente, com a chegada do Pix, a transferência por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) acaba nesta segunda-feira, 15, às 22h00. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), exatamente nesse horário, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.

As instituições bancárias anunciaram o fim da modalidade de transferência no ano passado. A Febraban informou que a data máxima de agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente.

Além do DOC, deixará de ser oferecida também, as 22h00 de hoje, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.

Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. O DOC foi criado em 1985 e permite o repasse de recursos até as 22h00, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem.

Estatísticas

De acordo com dados do Banco Central, as transações por DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

Fotos: Reprodução Istock/Hsincoban e Agência Brasil

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News